Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2015

PRIMEIRO BRASILEIRO MULTADO

 
Buscando tratamento médico, o Sr. Henrique Dumont partiu para Paris, em abril de 1891, levando pessoas da família e entre elas, o filho Alberto Dumont.
Em Paris, Alberto soube que em Valentigney, distante 450 kms, já quase na fronteira com a Suiça, um senhor chamado Armand Peugeot, fabricante de bicicletas, estava construindo uma carruagem que se movia por conta própria - sem cavalos !. O construtor ficou impressionado com aquele menino franzino que viera de Paris para ver o seu automóvel. Peugeot havia construído algumas unidades do seu modelo Tipo 3, com motor Daimler de 3,5 cavalos.
Alberto comprou uma delas por  6,2 mil francos. Partiu dirigindo para Paris à incrivel velocidade de 15 quilômetros por hora.
Em Paris, Alberto e seu carro paravam literalmente o tráfego.
Foi proibido de estacionar o seu automóvel na place de l´Opera, onde, provavelmente, frequentava o Café de la Paix. Não porque o seu carro ocupasse espaço na rua, mas porque atraia tantos curiosos que acabava por atravancar toda a circulação.
Há quem alegue, naquele momento, Alberto Santos Dumont tornou-se o primeiro brasileiro a receber uma multa de trânsito.
Depois de sete meses, Alberto voltou para o Brasil trazendo o seu automóvel. Foi o primeiro carro a circular na América do Sul.
 
Recorte do livro "A história do Brasil na ruas de Paris" - Maurício Torres Assumpção
 
Viver é Perigoso   

Nenhum comentário: