Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2015

OUI, TEMOS INTERESSE !

Sob o título "Rotores Travados" o The Economist (publicado no Estadão) trouxe um artigo interessante sobre o mercado de helicópteros. Claro que é do nosso interesse.
Cinco grandes empresas dominaam os mercados civil e militar de helicópteros: Sikorsky, Airbus, Augusta Westland, Bell e Boeing.
Em 20 de julho, a Lockheed Martin, maior fabricante de equipamento de defesa dos Estados Unidos, aceitou pagar US$ 9 bilhões ao conglomerado UTC por sua unidade de helicópteros Sikorsky.
O artigo prevê queda no mercado.
O setor de óleo e gás, destino de mais da metade de todos os helicópteros produzidos com fins civis, já observa um desaquecimento na demanda decorrente da baixa no preço do petróleo. Fácil entender.
Exceto pelos EUA, por razões óbvias, o mercado das unidades fabricadas para fins militares, ou tem se mantido estável ou diminuido. Cortes nos orçamentos levaram a diminuição da aquisição desses equipamentos.
Em média, são produzidos 550 helicópteros/ano para transporte de pessoas, atender emergências médicas e realizar serviços de busca e resgate. Estima-se que esse mercado alcance 900 unidades anuais nos próximos 10 anos.
Devem influenciar no mercado a utilização de drones para a apuração de notícias, atividades de mapeamento e na agricultura.
Mas tudo ainda vai demorar.
Ainda bem.

Viver é Perigoso

6 comentários:

Anônimo disse...

Zelador, meu respeito, mas, de repente, essa sua preocupação com o mercado de helicópteros não é muito convincente. Vc sempre demonstrou não gostar muito da Helibrás. Desde o primeiro momento, sempre foi contra a construção do aeroporto, inclusive reduzindo-o a uma simples “pista de teste para helicópteros”. E, mesmo se fosse para simplesmente ser pista de teste para helicóptero ainda assim seria justificável a construção (se isso significasse alavanca no crescimento dessa importante empresa). Desculpe aí!!

Edson Riera disse...

Anônimo,

Preocupo-me com os empregos gerados. Gosto sim da Helibrás, onde tive e tenho bons amigos. Trabalhei direto quando do Projeto de construção do aeroporto. A Helibrás foi, na ocasião, uma grande parceira do município. Não se falava ainda na fabricação de helicópteros pesados que exigiriam uma estrutura específica para ensaios. O aeroporto, na época com concorrência definida estava orçado em 26 milhões. O prefeito BPS, com o apoio do atual prefeito foi contra por razões políticas. Hoje, se fala em algo próximo de 100 milhões. Deixou de ser prioridade face ao avanço das comunicações. A utilização e beneficios para a cidade serão mínimos. Para a Helibrás muito bom.
Empresas, são empresas e não têm sentimentos. Têm interesses.
No caso de informações sobre o mercado foi mais como curiosidade.
Meu respeito,
Zelador

Anônimo disse...

Zelador; é impressão minha, ou "os pagos por tarefa" voltaram a atuar?

Edson Riera disse...

Anônimo,

A situação irá ficar difícil para todo mundo. Quem defendia uma causa com todo o vigor começa a ver que não é bem assim.
Mas, questionamentos são válidos. É a vida...
Abraço
Zelador

Anônimo disse...

Quer dizer que se a gente tem uma opinião "contrária", somos pagos por tarefa?!
Quer dizer que hoje em dia todo mundo tem que ser contra a Dilma, contra o RR ou contra qualquer coisa?? Só porque a dita "maioria" pensa diferente?? Negativo!!
Eu votei na Dilma, e votaria novamente!! No candidato então derrotado, jamais!!
Não votei no RR, mas estou gostando do que estou vendo. Está ganhando meu voto.
Me arrependi amargamente de ter votado no "Profeçor dos Rodeios". Esse já era!!
Como meu prezado zelador diz: é a vida!

Anônimo disse...

Tinha a impressão, agora, tenho certeza!!!!!!!!!!!!