domingo, 5 de novembro de 2017

REDAÇÃO DO ENEM


Bom, a Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, negou ontem, pedidos para permitir ao Ministério da Educação (MEC) dar nota zero a redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com teor considerado ofensivo aos direitos humanos.

Agora à tarde foi divulgado o tema da redação do Enem 2017 : "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

Nada fácil.

Saída para os alunos sobreviverem ao tema com irreverência e criatividade:

Redação 
O surdo é um tambor de som grave. Possui um corpo cilíndrico feito de madeira ou metal. As peles podem ser feitas de couro natural de cabra ou boi ou ainda sintéticas (plástico). São fixadas ao corpo por anéis de aço galvanizado ou alumínio. A tensão é realizada por tirantes de aço tensionados através de parafusos e porcas

Esse tipo de tambor baixo é tradicionalmente usado em escolas de samba, cada escola tendo em média de 25 a 35 unidades na sua bateria. Também é encontrado em torcidas organizadas aonde eles ditam o ritmo e são considerados o "coração" da torcida. Sua função principal no samba é a marcação do tempo. Surdos também podem ser encontrados em bandas marciais ou militares e geralmente são utilizados para marcar o pulso binário da marcha, em conjunto com o bumbo e a caixa.

O surdo é o "coração do samba". Com sua batida simples e marcante, esse grande tambor tem rica história. Trata-se de invenção legitimamente brasileira: criado por Alcebíades Barcelos (1902-1975), o Bide, com latão de manteiga, aros e pele de cabrito, ele estreou no carnaval em 1928, no desfile da Deixa Falar, a primeira escola de samba brasileira. 
Ismael Silva (1905-1978), que teve participação decisiva nesse processo, explicou: "o samba deixou de ser 'tan tantan tan tantan' e se tornou bum bum paticumbumprugurundum". 

Um ritmista experiente pode obter vários padrões diferentes ao abafar e tocar o instrumento com a pele solta. Também é possível variar o som ao tocar a pele em pontos diferentes: próximo ao centro o som possui uma grande ressonância e volume sonoro. Próximo às bordas, o som é mais abafado. Outra diferenciação é possível se a posição de ataque da baqueta for variada: Ela pode ser batida lateralmente ou perpendicularmente à pele, com resultados sonoros diferentes em cada caso. A batida no anel produz um som seco e metálico.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta ministra se apequenou demais para o meu gosto! Não a reconheço ! Aliás não passa de 3 os ministros na corte q pra mim tem um mínimo de competência e bom senso ! Que o tempo passe logo!

Edson Riera disse...

Que o tempo passe logo,

Sinceramente ? Não me lembro de ter lido qualquer notícia sobre essa Senhora. Aliás, exceto o Ministro Meireles, responsável pelos aparelhos que mantêm o País respirando, preciso fazer um enorme esforço para lembrar o nome de algum outro, por coisas boas. Lembro-me sempre, do Padilha e outros denunciados.

Zelador