Translate

domingo, 7 de dezembro de 2014

INTERNET GRÁTIS

A Prefeitura de Itajubá informou em seu site que já está oferecendo  na cidade sinal de internet grátis, em dois dos nove pontos previstos para a primeira fase do projeto.
 
Essa primeira etapa estaria sendo viabilizada por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Informática, pois as torres de retransmissão do sinal foram instaladas em escolas municipais, para evitar custos com aluguéis de pontos de antena (?).
 
A segunda fase do projeto, que deverá ser iniciada em 2015, prevê a ampliação de 9 para 45 pontos de retransmissão do sinal, que também terá sua banda multiplicada.
 
A informação publicada é recente. Se funcionam em dois pontos dos nove programados, faltam sete pontos para serem colocados em funcionamento, pelo entendimento, ainda este ano.
 
Para o ano que vem (2015) anunciam a instalação de mais 36 pontos.
 
Prá mim tudo bem. Mas continuo imaginando que a instalação dos pontos em escolas municipais seria um artíficio (bem-vindo) para utilização de recursos destinados para a educação. Como todos sabem, 25% da arrecadação, obrigatoriamente, tem que ser investido no setor.
 
Grande avanço. O acesso a internet estaria sendo providenciado nas escolas, para utilização pelos alunos e professores.
 
Como o sinal estaria disponível nas proximidades das escolas, os moradores vizinhos teriam acesso gratuíto aproveitando uma providencial carona. 
 
Uma eventual apresentação do investimento como cumprimento da promessa de internet grátis, para toda a população, feita por ocasião das eleições, de certa forma descaracterizaria o  direcionamento obrigatório de recursos para a educação.
 
Não custaria nada a própria administração prestar os esclarecimentos. Como esse proceder tem sido raro nos últimos tempos, caberia aos senhores vereadores analisar. 
 
Fácil de esclarecer.
 
ER
 

Um comentário:

Thomás disse...

Na época do BPS a maioria das escolas já tinham Internet. Depois na outra gestão ampliou-se e atingiu as demais escolas.
Até o momento NADA de novo .