Translate

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CANTINHO DA SALA



Mais de 130 obras do pintor germano-suíço Paul Klee (1879-1940) serão exibidas a partir de hoje na galeria londrina de arte Tate Modern.
A mostra Paul Klee: Making Visible (Paul Klee: Trazendo à Luz, em tradução livre) percorre três décadas da plural e intensa produção do pintor, com óleos e aquarelas, em nada menos que 17 salas. Segundo o curador Matthew Gale, a mostra, que pode ser vista até 9 de março de 2014, "tenta expressar o intimismo do trabalho de Klee". 
O recorte cronológico propõe rever fases como a década de 1910, quando o pintor viveu em Munique e começou a ficar conhecido, e os anos 1920, época em que o artista lecionou na Bauhaus.
Na escola de artes plásticas, design, artesanato e arquitetura fundada por Walter Gropius em Weimar e fechada pelo partido nazista da Prússia, Klee produziu algumas de suas pinturas abstratas mais importantes. Com a composição Fire in the Evening, de 1929, a popularidade do pintor, um dos dos nomes mais fortes do modernismo europeu, ganhou dimensão internacional.
A Tate ainda mostra os primeiros passos do artista durante a Primeira Guerra Mundial, quando ele se dedicou a patchworks abstratos.
Nascido na Suíça em 1879, Klee começou a trabalhar como músico, tradição em sua família, mas logo voltou suas inquietações para a pintura. Em 1912, ele se uniu ao grupo de artistas de vanguarda Blue Rider, de Kandinsky. 
Na década de 1930, o pintor fez algumas das mudanças mais radicais em seu estilo, quando os nazistas o tiraram de seu cargo como professor, e se refugiou com sua família na Suíça, enquanto suas obras foram retiradas das coleções na Alemanha.

EFE

Um comentário:

Anônimo disse...

DIRETOR DA ACIEI FALA SOZINHO !

Você é a favor do horário estendido de atendimento no comércio?

Tem demanda para isso, todo ano eu bato nessa tecla. Eu acho que o comércio de Itajubá acaba abrindo para o Natal muito tarde. Dia 10, 12 de dezembro, é muito tarde. Enquanto em outras cidades o preparo é bem antes. E a gente perde muito com isso. Eu acho que temos que adiantar pelo menos para o dia 1º de dezembro. Temos muita gente de fora vindo para a cidade; o trabalhador que sai da sua empresa e vai para a rua comprar… Então, acho balela de determinados comerciantes falarem que não tem demanda para isso. Rua movimentada é venda. Ainda mais esse ano que precisamos vender mais, foi um ano difícil para o comércio. Um ano de impostos mais caros, mais carga tributária, que o comércio tá enfraquecido em todo Brasil. Tá na hora da gente fazer nossa parte. Como? Trabalhando um pouco mais.

Alguns comerciantes alegam que é porque não podem fazer o funcionário trabalhar no fim de semana. Mas, em outras cidades isso acontece naturalmente, não?

Tem legislação que ampara isso. O Sindicato do Comércio fornece orientações em relação a isso. Por que as outras cidades têm movimento e conseguem fazer um cronograma de trabalho para o seu funcionário seja até mais tarde ou final de semana? Itajubá é uma cidade que está se desenvolvendo e não podemos pensar pequeno. Temos sim que abrir sábado, no domingo; já falamos sobre isso e fomos criticados. Mas, precisamos pensar no desenvolvimento do comércio e no crescimento das nossas empresas. Já que queremos atrair o cliente da cidade vizinha, vamos atrair como? Abrindo sábado e domingo também. É caro? Sim, mas vale a pena. ´

Você percebe que a cidade perde em relação a isso, principalmente porque a maioria das lojas fecha sábado ao meio dia?

Temos esse ano o shopping de Pouso Alegre pelo primeiro ano e acho que vai ser uma análise para o comércio local, em relação a estar fechado nos finais de semana. Eu tento ser sempre otimista. Mas, esse ano eu tenho estado com os pés no chão, pois não vemos um horizonte muito claro. Estamos vendo o shopping de Pouso Alegre e suas várias atrações. No domingo, a pessoa pega a família, anda 60 a 70 quilômetros para tomar um sorvete, ver um filme e acaba gastando. Esse pessoal que vai no domingo acaba gastando o que gastaria na nossa cidade. A gente não sabe em relação a números, se serão 50%, 40%, mas só saberemos em janeiro, quando fecharmos o balanço do ano. Mas, tenho receio do que será o comércio de Itajubá nesse final de ano em relação ao shopping de Pouso Alegre.

Mas, não é hora de reclamarmos do comercio de outras cidades, a hora é de estratégias, de novidades para as nossas lojas e de cada um fazer a sua parte. Enfeite o seu comercio, incentive os seus funcionários, arrume a sua rua e tenha o espírito de Natal.