Translate

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ANTIGA QUARESMA

Quaresmeira(Tibouchina granulosa)
Tem esse nome devido ter a floração mais intensa nas proximidades da quaresma.
Correrei riscos, pois irei escrever sobre o que não conheço.
Registro apenas observações feitas no decorrer dos anos.
Começo com uma confusão. A quaresma dura 40 dias certo ?
Começando hoje, quarta-feira, dia 13/02/2010, tem o seu encerramento no dia 28/03/2010, que cai num sábado.
O primeiro dia após a quaresma é o dia 25/03/2010, que vem a ser uma segunda-feira e o início da semana santa, que assim considerando, estaria fora da quaresma.
Eu entendia que a quaresma terminava no sábado de aleluia e não uma semana antes.
Vamos ao assunto principal.
Bom eu lembro, quando criança, da severidade dos católicos no período de quaresma.
Primeiro, na quarta-feira de cinzas (como o nome diz), o pessoal ia até as igrejas de onde saiam com uma cruz feita com cinzas (?) na testa, feitas pelo Padre.
Os rádios não tocavam músicas profanas, não se gritava nas ruas, panos eram colocados sobre os espelhos, forte jejum, abstinências e penitências diversas.
A coisa era duríssima para os meus amigos católicos.
Ou mudaram as leis, ou mudaram os Padres ou mudaram os fiéis !
Pelo que vejo, hoje está liberado.
(desfile de escolas campeãs na quaresma ? Nem pensar ! )
ER

13 comentários:

Anônimo disse...

Vc é burro?

O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa.Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. Antes de iniciar sua vida pública, logo após ter sido batizado por João no rio Jordão, Jesus passou 40 dias no deserto. Esse retiro de Jesus mostra a necessidade que ele teve em se preparar para a missão que o esperava. Contam os Evangelhos que no deserto Jesus era conduzido pelo Espírito, o que quer significar que vivia em oração e recolhimento, discernindo a vontade de Deus para sua vida e como atuaria a partir de então. No tempo que passou no deserto Jesus teve uma profunda experiência de encontro com o Pai. E, tendo vivido intensamente esse encontro, foi tentado pelo diabo.As tentações que Jesus viveu são apresentadas como aquelas que também os cristãos precisam viver. É por isso então, que os cristãos realizam uma penitência de quarenta dias, chamada quaresma.

Aldo Gonçalves disse...

Era melhor. Todo mundo falando baixinho, um respeito total. Não era essa zona toda de hoje, aliás em qualquer época, em qualquer lugar. Vocês assistiram ao "Meia Noite em Paris". Eu embarcaria inteiramente no "Meia Noite em Itajubá" e ficaria por lá, logico que levando minha familia e meus amigos.

Anônimo disse...

Anônimo,

Você que entende tanto assim de quaresma como pode perguntar se o seu semelhante " é burro " ?

Por favor, me diga onde eu posso encontrar na bíblia que o número quatro simboliza o universo material. Eu sei que existem vários teólogos que estão sempre fazendo ilações e até mesmo dando uma forçadinha de barra para tentar explicar esses números mencionados na bíblia.

Também, por favor, me mostre onde está na bíblia alguma coisa sobre a quaresma.

Cristãos verdadeiros não precisam realizar essa penitência de quarenta dias. O sacrifício de Jesus na cruz é suficiente para nos purificar de todo pecado. O que Deus quer de nós é uma confissão de nossos pecados e de um sincero arrependimento. Passar 4 dias de carnaval aprontando todas e depois quarenta dias respeitando a quaresma todos os anos, acho sem sentido.

Está havendo uma confusão entre a doutrina bíblica e os ensinamentos religiosos. O cristão deve ter o discernimento para não ir simplesmente seguindo dogmas criados por papas, pastores,etc.

P.S. : respeito a opinião e a crença daqueles que defendem / guardam a quaresma, mas não podemos colocar essa prática como sendo bíblica.

Anônimo disse...

Anonimo.
Você não acha que perguntar se alguém é burro só por fazer algumas perguntas é muito deselegante? Mesmo porque a gente avalia a inteligência de uma pessoa pelas perguntas que ela faz não pelas respostas que podem ser lidas e decoradas.
Pense melhor viu!
Mahbet1

Anônimo disse...

Você que entende tanto assim de quaresma como pode perguntar se o seu semelhante " é burro " ?

Vctbem é analfabeto? Fala serio!

Anônimo disse...

Eu posso provar que vc é burro, jumento mesmo. Limitado. Incapaz. Mas não estou falando dos ateístas não. Aliás, estou sim, dos ateístas e dos teístas também. Todos. Inclusive eu mesmo.

Faça, por favor três experimentos mentais.

Primeiro: O teorema de Can fala que o tempo não é infinito. Assim, suponha que o tempo seja infinito pra trás. Se o tempo fosse infinito pra trás, nós não estaríamos aqui, posto que nunca chegaria o dia de hoje, porque o início do tempo estaria lá no infinito pra trás. Logo, o tempo tem que ter tido um início que não está no infinito. Se o tempo teve um início, tente mentalizar algo que represente o não tempo. Vc não é capaz.

Segundo: Se tomarmos o big bang como o início de todas as coisas, diremos que no início havia apenas um ponto extremamente quente e de dimensões infinitesimais. Fora deste ponto não há nada. Não haver nada, quer dizer que não há espaço nenhum e nem tempo algum. Não é o vácuo, posto que o vácuo é algo que está vazio de matéria, mas tem espaço e tempo. O nada não tem nada, nem espaço e nem tempo. Agora tente mentalizar o nada. Vc não é capaz.

Terceiro: Se considerarmos que o universo está em expansão, e ele leva consigo tudo que existe, ele leva consigo o espaço. Assim, não se pode achar a fronteira do universo, posto que não existe o lado de fora. Agora tente mentalizar a fronteira do universo sem o outro lado. Vc não é capaz.

Assim, está provado que vc é burro, jumento, limitado, extremamente ignorante e chato pra caramba se discordar de mim, porque eu estou absolutamente certo.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Não se apavore. Isso passa. Tenha Calma.

zelador

Anônimo disse...

Que delicadeza desse anônimo! Sabe tudo sobre a religião, conhece o os detalhes bíblicos, mas não aprendeu nada.
Um paradoxo a cada dia mais comum, citado, diga-se, por Bento XVI em sua última homilia.
Que lástima, como diriam os espanhóis!

Laissez Faire

Anônimo disse...

Laissez Faire, que bobo!

Anônimo disse...

"Deus nos deu asas, as religiões nos deram gaiolas". (Rubem Alves)

Anônimo disse...

Eu respeito todas as religiões. Mas olho com carinho tão somente para aquelas cujos protagonistas maiores são Deus e sua infinita bondade.
Não importa a forma, os meios, suas características, se é personificado ou se está em cada um dos homens. Tudo fora de nossa compreensão.
De outro lado, dogmas nos afastam de Deus. São criações humanas que, muitas vezes, nos induzem (pobres de nós) a julgar, a criticar, a desprezar quem age ou pensa de modo distinto.
Talvez o maior ato de credulidade esteja na conclusão de que nada sabemos. Nada. Não temos certeza de absolutamente nada no que toca a Ele.
Daí vem a fé. A despeito de provas ou dogmas. A fé pela fé, a fé que aceita o nada e o reverte em tudo.
Simples assim.

Laissez Faire

Humberto disse...

Edson,

Meu caro, não estou entendendo mais nada. Acho q tem extraterrestre participando do blog e nós nem estamos sabendo.

Com certeza esse é o primeiro blog do planeta terra a receber posts de outras galáxias.

Quando sair no Guiness, por favor, não esqueça de mencionar que participo do blog desde o início.

Abrs.

Humberto.

Edson Riera disse...

Humberto, Mahbet1, Aldo ,Laissez Faire,

É a vida...

abraços

zelador