Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

GOLPE (PARA MIM DE SORTE)

 
Sonia e eu nos casamos no dia 12 de setembro de 1973. O que tem a ver com o Estádio Nacional de Santiago. O casamento nada. O dia anterior sim. No dia 11 de setembro de 1973, um golpe militar liderado pelo General Pinochet, derrubou o governo, democraticamente eleito pelo povo, de Salvador Allende, que foi morto à tiros no Palácio de La Moneda.
Naquela oportunidade muitos brasileiros viviam exilados no Chile (estávamos em plena ditadura no Brasil) e isso nos preocupou muito. Seguiamos as raras noticias recebidas pelo rádio. A televisão e os jornais brasileiros, sob censura, noticiavam pouco sobre o golpe militar.
Milhares de pessoas foram presas e usaram como prisão o Estádio Nacional.
Foi nesse mesmo local que a seleção brasileira de futebol, sagrou-se bi-campeã do mundo, em 1962, vencendo a seleção tcheca por 3x1.
De Setembro a Novembro, os detidos foram interrogados e muitos, mas muitos mesmo, assassinados.
O filme "Missing - Desaparecido" de Costa Gravas, com Jack Lemmon, conta bem a história verídica do jovem jornalista americano Charles Horman, que foi preso e assassinado naquele local.
Contada a história, lembro que vários brasileiros estiveram presos naquele tristemente histórico local. Alguns sobreviveram e entre eles está o ex-Governador José Serra, hoje candidato a prefeito em São Paulo.
Complementando, José Serra é casado com a psicóloga chilena Monica Allende (nada a ver com o Salvador).
Convivi de 74 a 82 com grandes amigos chilenos que viviam em São Paulo e viveram todo aquele inferno e conversávamos muito sobre o assunto.
Data inesquecível, não pelo golpe, mas pelo casamento.
 
ER

Nenhum comentário: