Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CARTA QUE NÃO RECEBI

Paris, 03 de fevereiro de 1690

Prezado Zelador,

Depois de tantos anos, creio que o meu texto continua atual.

"Supondo que só existissem hoje dois homens na terra e que a possuíssem sozinhos, e a dividissem entre si. Estou convencido de que nasceria logo entre eles algum motivo de discórdia, nem que seja pelos limites.
Às vezes é mais simples e mais útil adaptar-se aos outros do que fazer os outros se adaptarem a nós.
Coisa que nunca se viu sob o céu e segundo todas as aparências, nunca se verá:
Uma cidade pequena que não esteja dividida em partidos; onde as famílias sejam unidas e os primos se vejam com confiança; onde um casamento não gere guerra civil; onde a querela dos partidos não desperte a todo o momento, por fraude, incenso e pão bento, procissões e enterros; de onde se baniram os linguarudos, a mentira e a maledicência: onde se vejam falar juntos o juiz e o presidente da câmara, os eleitores e os assessores; onde o padres vivam bem com os pastores.
Os provincianos e os tolos estão sempre prontos a se zangarem e a pensarem que se está a zombar deles, ou a desprezá-los; nunca se deve arriscar uma brincadeira, mesmo a mais leve e mais permissível, se não com pessoas polidas ou inteligentes."

Jean de La Bruyére

Um comentário:

Anônimo disse...

Tal texto, na sua essência, deveria ser compromisso de governo de todos candidatos. O que tornaria Itajubá uma cidade fácil de ser amada, inesquecível e adorável.
Parabéns pelo texto.

Amigo do K.....