Translate

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CARTAS QUE RECEBI












Santa Rita de Caldas, 10 de janeiro de 2012

Zelador,
Fotinhas mostrando a solução universal, barata e eficiente (quando bem executada) para recolher o lixo que todos temos que descartar, uma hora ou outra, quando estamos pela rua.
Concepção sem novidade: meio na linha "inconsciente coletivo de como deve ser uma pequena lixeira pública (se grande, pesaria e dificultaria a recolha)". O que varia de um lugar para outro é a qualidade do latão, do suporte e do padrão de fixação no chão.
Numa das fotos, modelo barato-paca-pracabá usado nos corredores do Metrô (diria um personagem do Costinha: simplérrimo, santa!!)
No caso dos latõezinhos das fotos 015/016 (e existem milhares assim na cidade) duvido que algum burocrata chamou dois sub-burocratas, de coturno mais baixo e disse:
- Fulano, sicrano. Venham cá. Chegou aqui mais um lote daquela latinhas de lixo (compradas em concorrência pública, rigorosíssima, lei 8666, etc); peguem material prá assentar estes troços nas calçadas e saiam distribuindo por aí, conforme der. Se chover, deixem o resto do serviço para amanhã".
O uso de saco plástico (afff!!! plástico??!! vade retro!!!), além de não apressar o fim do mundo nem dos dinossauros, facilita a troca quando o anterior estiver cheio (sem trocadilho). A pintura, cinza escura, ajuda a "não sujar" muito (temos ainda, na principal artéria comercial da terrinha, algums exemplares, sobreviventes aos trancos, chutes, barrancos e maltratos do populacho, que foram, um dia, na aurora de sua vida, branquinhos como se fossem para ser instalados em um centro cirúrgico de filme de ficção).
Autores das lixeiras do bem: turma de Barcelona, cujo serviço de limpeza das vias públicas, calçadas, calçadões rambleiros e de recolhimento/destinação do lixo, além de possuir padrão invejável (tudo limpinho, 24hs), é público. Serviço executado pelo povo do guverrrno, José !!!. Pago pelos impostos dos catalões. Gerido pelos eleitos/designados pelo citado guverrrno, seu Zézinho!!!. Vê que coisa !!!
Enquanto isto, em uma terra distante, cheia de areia branca, palmeiras e de gente dizendo adeus, tem-se notícia de até troca de tiros em sessões de abertura de propostas de concorrências para contratar um "terceirizado" para se encarregar da limpeza pública e coleta de lixo da cidade, mesmo que seja lá em Barra do Xorroxó, lá em Jacaré dos Homens, lá em Lagoa da Canoa (bença, seu Hermeto Pascoal).
Teus antepassados vieram de terra de respeito, seu Zé.
Pode contar isto, com a fronte alta e o peito inflado, pro Pedro e pro resto da netaiada que vem por aí.

Abraço,

Marcos Carvalho 



3 comentários:

Anônimo disse...

A de Itajubá é mais linda, não é boa , mas é linda , parece uma tumba.

Anônimo disse...

As lixeiras gigantes instaladas no centro é de uma cor horrorosa e precisa de um caminhão e quatro homens para recolher o lixo nela depositado.Só podia ser em Itajubá.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Não ficou confirmada a informação que os moços do caminhão de lixo, inadvertidamente, recolheram algumas das lixeiras.

zelador