Translate

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRÊMIO NOBEL BRASILEIRO

Sim, dentre os mais de 800 ganhadores do Nobel desde 1901, aparece um brasileiro. Dr. Peter Brian Medawar (1915-1987), nascido no Rio de Janeiro mas educado desde a adolescência na Grã-Bretanha, onde desenvolveu as pesquisas sobre transplantes e sistema imunológico que lhe renderam o Nobel de Medicina em 1960, em conjunto com um pesquisador australiano.

Seis países da América Latina também já foram agraciados com prêmios Nobel, com destaque para a Argentina, onde nasceram quatro vencedores – dois na categoria Medicina, em 1947 e 1984, e dois na categoria Paz (Adolfo Pérez Esquivel, em 1980, por seu trabalho de promoção dos direitos humanos, e Carlos Saavedra, em 1936, por sua mediação, enquanto chanceler, da Guerra do Chaco, entre Bolívia e Paraguai).

O México é o país de nascimento de três premiados, incluindo o escritor Octavio Paz, Nobel de Literatura em 1990.

Há escritores agraciados com a premiação também no Chile (Pablo Neruda e Gabriela Mistral), no Peru (Mario Vargas Llosa) e na Colômbia (Gabriel García Márquez). A Costa Rica se destaca com o Nobel da Paz entregue em 1987 ao ex-presidente Oscar Arias, por colaborar com os esforços de pacificação da América Central.

Para se ter uma ideia, os Estados Unidos é o país com o maior número de cidadãos premiados: 242

ER

2 comentários:

Cambuinha disse...

Carlos Chagas, que descreveu todo o ciclo da Doença de Chagas, só não ganhou o Nobel por um defeito: era brasileiro.

O moderador não deveria permitir mensagens anônimas no tom da anterior.

Assinada, seria de responsabilidade do infrator. Anônima oferece perigosas ilações sobre sua autoria proporcionando ônus a quem é inocente.

Edson Riera disse...

Cambuinha,

Concordo. Escapou.

Zelador