Translate

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CURIOSIDADES DOS TEMPOS DA DITADURA

Li por esses dia o livro "O cofre do Adhemar" do Alex Solnik, baseado em depoimento do ex-terrorista ou guerrilheiro urbano, como queiram, Antonio Roberto Espinosa.
Não façam questão de lê-lo. Nenhuma novidade. Talvez tenha sido lançado aproveitando a eleição da Dilma, que integrava o grupo armado que promoveu o roubo ou apropriação, como queiram, do cofre do ex-governador de São Paulo, o famoso Adhemar de Barros, conhecido na época como " rouba mas faz".
O cofre continha US$ 2,5 milhões, que desapareceram por completo. Tanto dinheiro deve ter amaciado a ideologia de muita gente.
Mas não é o caso. A curiosidade despertada no zelador é a seguinte:

1) O primeiro diplomata sequestrado foi o embaixador americano Charles Elbrick, em setembro/69 - Foi trocado por 15 presos, entre os quais, os líderes estudantis Luis Travassos, Vladimir Palmeira e José Dirceu. (foram para o México) 

2) Dilma Roussef caiu (foi presa) no dia 16 de janeiro de 1970. Tinha então 22 anos. Era do grupo VPR/Palmares.

3) Em março de 1970 (com Dilma presa), a VPR sequestrou o Consul japonês em São Paulo, Nobuo Okushi. Foi trocado por 5 presos. (foram para o México)

4) Em junho de 1970, a VPR sequestrou o Embaixador Alemão Von Holleben. Foi trocado por 40 presos. (foram para a Argélia).

5) Em dezembro de 1970, a VPR sequestrou o Embaixador da Suiça, Giovanni Bucher. Foi trocado por 70 presos. (foram para o Chile)

Pensando alto: A listagem dos que seriam libertados era feita pelo grupo armado. Presume-se que constavam das listas os membros mais importantes e os que detinham maiores informações.
Depois da Dilma presa, os grupos armados conseguiram a libertação de 115 companheiros. Ela não. 
Por que ? não sei.

ER

Um comentário:

Aldo disse...

Talvez porque ela não tenha sido o bicho-papão que imaginavamos. Lembremo-nos que o Zé Dirceu saiu com a primeira turma.
Acho que a turma do mal tentou usar a Dilma mas está se ferrando. Deus ajude!