Translate

sábado, 24 de setembro de 2011

CENÁRIO CINZENTO

Post equilibrado e triste de um Anônimo

Olho pra essas discussões e fico triste.
Em Itajuba não vejo união, só interesse. Alguns pelo poder, outros pelo dinheiro, e tem aqueles que só procuram ser políticos pra receber "aquele cumprimento" na rua. Uma pena. São poucos os idealistas equilibrados. Até existe idealista, mas quase todos com um tempero fundamentalista... O pior é que ninguém se enxerga como realmente é, se enxergassem, abandonariam a política e se contentariam apenas com seu próprio trabalho (se é que trabalham).. Para mim, o verdadeiro político com espírito público é aquele que não quer ser, mas aceita como sacrifício pessoal, pensando no seus filhos, amigos, conhecidos na cidade, e até em seus inimigos. Mas é difícil de achar isso.
Itajubá tem os representantes que merece.
Anônimo (a)

Comentário claro, lúcido e ainda mais esclarecedor de outro Anônimo do Viver...

O Post publicado para o auto exercicio politico e das pessoas esperançosas é como uma nuvem carregada que passa pela cabeça de um plantador no árido sertão nordestino. Desde os primórdios a politica leva as pessoas a isto descrito com tanta propriedade pelo prezado anônimo, é a realidade como ela é escreveria Nelson Rodrigues e não é tão somente um problema local. A Politica é a única arte que desnuda a pessoa, em tantas outras artes e circunstâncias o ser humano consegue nos enganar. No tão sereno texto do prezado anônimo ele não nos dá o exemplo, mas ativa a nossa mente para que possamos mesmo que qualquer individuo, "tão somente ele" poder mudar algo para o amanhã (mesmo que minimamente), pois norteia ações dignas e não dignas de um politico. E a crença ou a fé nisto deve ser imutável mesmo através dos tempos por pior que saibamos que ele está nos dias de hoje.

Anônimo

12 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Anônimo,
Parabéns pela analise, aceite minhas palmas.
Agora como bom analista que é mostre-nos um único exemplo de suas palavras saneadoras.
Se não conseguir .....vamos seguir o mundo vivendo como ele é, e não como pseudos sonhadores e fazedores de média acham que deve ser.

Do Mundo

Anônimo disse...

Senhor Anônimo,
Parabéns pela analise, aceite minhas palmas.
Agora como bom analista que é mostre-nos um único exemplo de suas palavras saneadoras.
Se não conseguir .....vamos seguir o mundo vivendo como ele é, e não como pseudos sonhadores e fazedores de média acham que deve ser.

Do Mundo

Anônimo disse...

Aproveitando o tópico, estava agora lendo um e-mail que a PMI envia um informativo cujo o nome é "Satisfação", vemos algumas obras e para quem não tem conhecimento acha sinceramente que o Prefeito é "bão", porque traz muitas obras e recebe todo o mérito, assim como seus secretários.

Mas se formos pesquisar um pouquinho vejamos que não é bem assim, uma vez que esse "Informativo" simplesmente exalta o Prefeito e "esquece" os nomes das pessoas que de verdade conseguiram os méritos.

Assim fica fácil ser um Prefeito "bão" e sua equipe de excelente qualidade.

Alguém de Itajubá

Anônimo disse...

O Post publicado para o auto exercicio politico e das pessoas esperançosas é como uma nuvem carregada que passa pela cabeça de um plantador no árido sertão nordestino.
Desde os primórdios a politica leva as pessoas a isto descrito com tanta propriedade pelo prezado anônimo, é a realidade como ela é escreveria Nelson Rodrigues e não é tão somente um problema local.
A Politica é a única arte que desnuda a pessoa, em tantas outras artes e circunstâncias o ser humano consegue nos enganar.
No tão sereno texto do prezado anônimo ele não nos dá o exemplo, mas ativa a nossa mente para que possamos mesmo que qualquer individuo, "tão somente ele" poder mudar algo para o amanhã (mesmo que minimamente), pois norteia ações dignas e não dignas de um politico. E a crença ou a fé nisto deve ser imutável mesmo através dos tempos por pior que saibamos que ele está nos dias de hoje.

Anônimo disse...

Todos sabemos que os louros e a fotos são destinados a uma pessoa mesmo, o Prefeito perfeito.
O fato que merece reflexão é que as noticias, como a enxurrada de indisposições com seu alto escalão e má gestão pública em todas as Secretarias, vindas do Palácio Jorgiano desde seu 1º dia no Governo conotam a ele total falta de habilidades e que ele sabidamente mascara gastando os tubos em publicidade narcisista(informativos, compra de espaços em rádios jorginianas) e obras que a ele são obrigatórias realizar.
A exploração desembestada desta promoção pessoal, só comprova o quanto ele está sozinho em seu Palácio, vide seus atuais apoios politicos( Dalmo, Dimas,Vereadores que trabalham em beneficio próprio e não do partido que os colocaram lá) mas com ele não se brinca, pois já fingiu de morto na cadeira de vice (e olha o que deu)não esquecendo que conseguiu trazer para o lado dele uma Casa de Leis que até pouco tempo atrás era séria e que hoje virou "Closet" do Palácio Jorgiano.

Ass: Pagador de impostos

Anônimo disse...

O comentário publicado as 15:22 sobre o brilhante Post principal publicado do Anônimo, foi "sem assinatura"

Ass: Pagador de impostos.

Anônimo disse...

Olho para essas Discussões e fico contente, pois delas surgem diferenciais como o do PAGADOR, DO MUNDO E DO ANÔNIMO, que somam os valores que fazem o resultado da essência e do caráter coletivo.

934

Anônimo disse...

Prezado 934

É com satisfação que recebo o elogio e acredito que o privilégio é meu de poder ocupar o tempo de pessoas distintas e com grau de entendimento que devemos ter, manter e aumentar o nível de discussões para o nosso bem estar e quem sabe da cabeça de politicos que por aqui diariamente passam também.

Ass: Pagador de impostos.

Anônimo disse...

Sabe, não adianta falar mal do Dr. Jorge (Fique claro que não votei nele). Seja ele competente ou incompetente, todos temos alguma coisa do que reclamar - Sempre. Seja do patrão, do vizinho, do Vanderlei Luxemburgo ou do Seu Jorge. É impossível agradar todo mundo. Todos sabemos que ele está tentando mostrar o que seu governo está fazendo (seja autopromoção ou não), e quem não faria essa propaganda? Lula? FHC? Pufff.. Tudo igual. Até você.

Somos todos farinha do mesmo saco. Quando um post nosso recebe algum elogio, dá uma vontade de autografá-lo, só para receber os “tapinhas nas costas”.. Hipócrita que sou (somos). Que bom que posso postar meu comentário anônimo, sem correr o risco da picada daquela mosca que todos conhecemos. Mesmo assim, nosso gigantesco ego fica torcendo para descobrirem quem escreveu.

O problema não está no “cara” que quer ser prefeito, mas em suas motivações. Pode até ter uma vontade superficial de altruísmo, mas na maioria das vezes, reside abaixo da pele de cordeiro um lobo voraz. Somos todos assim. Quem nunca sonhou em ser alguém importante e muito bom no que faz, e até sonhar em ser convidado para o “programa do Jô” na Globo, e falar com peito cheio que ama sua cidade e recebeu toda a sua capacidade intelectual às margens do rio Sapucaí? Ou ser o artilheiro da copa do mundo e voltar para a terrinha num caminhão dos bombeiros, sendo aclamado durante seu desfile na Rua Nova? Receber a chave da cidade e certificado de cidadão honorário pelos ilustres vereadores itajubenses? Miseráveis que somos...

Anônimo disse...

Mas existe uma saída.
Atrás de todo candidato, existe um mentor, orientador, incentivador, seja lá o que for. O problema é sempre esse cara. Ele é o culpado da coisa. Vamos chamá-lo de Sr. Raposo.
O Sr. Raposo é mal. Ele vê num simples cidadão a oportunidade de conquistar o poder. Se ele vê num sujeito simples um certo carisma, o Sr. Raposo começa a influenciar (enganosamente) esta pessoa dizendo que ele nasceu com um “propósito supremo” de ser político. O Sr. Raposo também convence a todos ao seu redor de que o sujeito simples é a saída, e todos começam a acreditar, inclusive o sujeito simples. O Sr. Raposo também sempre dispõe de meios para “investir” na campanha. Caso o sujeito simples seja eleito, o Sr. Raposo conquista o poder através de seu pupilo. Então, toda sorte de coisas erradas do Sr. Raposo o sujeito simples acaba tendo que engolir, pois ele se sente amarrado ao seu mentor. Ai do pupilo se quiser romper com o seu chefe... Já vimos muito dessa história por aí...

Então, como sair desse círculo vicioso?
Existem alguns homens de bem, que são tão sábios como o Sr. Raposo, porém já “ralaram” tanto na vida, reconhecem as suas falhas, e são dotados de uma capacidade de escolher o bem, uma capacidade de fugir do erro. A este homem, chamarei de Sr. Gentil.
O Sr. Gentil é o único que ignora seus interesses pessoais e consegue encontrar alguém que realmente que possa ser um prefeito que tenha a capacidade de lutar pelo bem estar social, sem querer nada em troca. O problema político de nossa sociedade existe hoje porque o Srs. Gentil que existem por aí estão cansados e não acreditam mais em mudança.

O Sr. Gentil não pode ser o prefeito? Normalmente não. Ele não é capacitado para ser o prefeito, e sim para ser o apoiador principal daquele que inicia o processo de mudança. O prefeito do bem precisa de seus bons conselhos. O Sr. Gentil não só ajuda a eleger aquele a quem acredita, como ainda permanece sempre aconselhando o caminho correto – Sem nada em troca.

Na verdade, acho que estamos vivendo uma época de muita escassez de Srs. Gentil.

Anônimo disse...

existe uma forma de identificar um bom (provável) político do mal (provável) político. É só responder o questionário abaixo:

1. Você se sentiu com raiva (nem que seja um pouquinho) do texto "cenário cinzento"? Vamos lá, não se iluda e responda a verdade..

Se no seu íntimo a resposta foi sim, pode ser que a carapuça te serviu e talvez você deveria esquecer a coisa pública e se dedicar a outra coisa...

Anônimo disse...

Prezado Anônimo
Considero seu texto ótimo, esclarecedor e um alerta que mostra o lado do ser humano e egos exacerbados.
A questão de que reclamamos de algo sempre, também é verdadeiro e presente no nosso dia a dia.
Na questão da autopromoção é lógico que cada um puxa a sardinha pra brasa que convém. Mas subestimar a intelectualidade alheia é passível sim de nosso registro feito neste Blog ainda mais de um homem público que tem a missão de comandar algo que por acaso é a cidade que amamos.
Na mesma linha os sonhos que você lista sempre serão os mesmos de dez entre 10 seres humanos (pois somos pecadores) enquanto estivermos passando de passagem por esta vida "aqui em baixo”. A diferença consiste em qual momento de nossa vida teremos este “sonho” e como você responderá a você mesmo e as pessoas que dependem de ti. (Família, amigos, sociedade)
Os miseráveis citados com muita destreza existem aos montes por a, devemos estar atentos e se não conseguirmos mobilizar algo, que pelo menos este Blog permaneça firme e nos deixe fazer simples registros. (válvula de escape de forma educada, coerente e educada) estimulada sempre pelo nosso Zelador.
Parabéns a mais um brilhante comentário sobre o Sr. Gentil e o Sr. Raposo.

Ass: Pagador de impostos.