Translate

domingo, 15 de maio de 2011

SEXAGENÁRIO

Deu no 247:

Adesivo milagroso. Colagem perfeita. Invenção multiuso. Todas as descrições podem se encaixar ao velcro, material composto por voltas e ganchos capazes de conectar objetos com mais força do que qualquer cola. Este ano, o mundo comemora o 60º aniversário do produto, usado de diversas formas. O nome velcro é uma referência às palavras francesas velours (veludo, em português) e crochet (gancho).
A ideia para seu desenvolvimento surgiu na cabeça do engenheiro suíço George de Mestral, que caminhava na floresta com seu cachorro quando percebeu que o carrapicho os incomodava frequentemente, sempre grudando em suas roupas. Mestral analisou a planta pelo microscópio e chegou à conclusão de que era possível criar algo com uma aderência tão ou mais forte que a do carrapicho. Em outras palavras, um produto capaz de unir dois materiais de maneira simples e segura. De um lado, ganchos, que se encaixavam aos laços presos no tecido oposto. Dez anos depois, nascia o velcro.
Com a criação pronta, o engenheiro submeteu o material a um pedido de patente, por meio da empresa que fundou, a Velcro S.A. Este mês, completam-se 53 anos de registro da marca. E o velcro é utilizado em qualquer tipo de material, macio ou resistente, emitindo um som bastante característico.

247

Nenhum comentário: