Translate

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CANTINHO DA SALA

Paul Cezanne - Chrysanthemums

Um comentário:

Wartão disse...

Em 2011, celebram-se 172 anos de nascimento de Paul Cézanne, um dos principais pintores do pós-impressionismo, do qual fazem parte grandes nomes, como Manet. Cézanne nasceu na França em janeiro de 1839, na cidade de Aix-la-Provence, e faleceu lá mesmo, em 1906, aos 67 anos, vítima de pneumonia.
Aix en Provence situa-se no Sul da França, próximo de Avignon, a menos de 30 minutos do aeroporto de Marselha, Provença, e a 15 minutos da Estação de Aix-en-Provence TGV (Ligações directas Aix/Paris em 3 horas)e a trinta minutos de Marselha, de Arles ou das praias do Mediterrâneo.
É uma cidade linda, capital histórica da Provença, cidade universitária, cidade de arte com um património arquitetonico extremamente rico. Aix-en-Provence é perfeita para se viver e descontrair. Eu e a minha esposa Lidia, tivemos a oportunidade de visitá-la e recomendo a quem quiser ir, porque vale a pena.Seus cafés, bares e museus, especialmente o de Cezanne, seu atelier e outros lugares onde ele frequentou e viveu sãoimperdíveis.
As obras de Cezanne, no início, tendiam ao tom de preto, provavelmente devido a sua natureza um tanto deprimida. Com o tempo, acabou se tornando um pintor impressionista e, no final de sua vida, seria um dos líderes do movimento Pós-Impressionista, que se caracterizava por formas simples para representar a natureza, baseado em formas geométricas, na bidimensionalidade e no uso de poucas cores, vivas. Inspirados em seus trabalhos, futuros pintores, como Pablo Picasso, dariam origem ao cubismo, uma derivação natural do foco em formas geométricas.
Comentários retirados,em parte, do Google.