Translate

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MEMÓRIA ENFUMAÇADA

Muitos comentários  no "viver é perigoso" sobre o PSDB.
Não me lembro bem, mas creio que um dos tucanos mais antigos de Itajubá foi o Senhor Juiz Willis Vilas Boas, que chegou a ser candidato a Deputado Estadual com um bom projeto (teve quase 6 mil votos). Depois deixou a política.  
A tucanada de Itajubá levantou voo no inicio da 1ª administração Chico, que ainda era só Chico e não Chico Marques.
Os tucanos estavam em alta. O Governador Eduardo Azeredo, o bom e correto Toninho Aureliano (tanto que não avançou na política), o nosso amigo Zé Roberto, líder do FHC no Senado e lógico, o próprio FHC, sem falar no Aécio Neves, creio eu, na Câmara Federal.
Numa bendita reunião no Xodó, da qual participaram os líderes da chamada Força do Povo, com o Tião Riera pelo PMDB, partido onde estava o Chico (e o zelador inclusive), o Charles, presidente local do PT, o Dr. Gilberto Botelho pelo PDT do Brizola (era um partido forte), os caciques, acataram e mesmo estimularam a ida do Prefeito e se não me engano, mais seis ou sete Vereadores para o PSDB. Foi uma festa.
Esta atitude abriria, como abriu, as portas do governo federal e estadual para Itajubá. Se não escancarou (os tempos eram outros), pelo menos tiraram a ferrugem das dobradiças.
O zelador só foi sair do PMDB quase dois anos depois, ingressando depois de outro tanto, no PSDB. Foram outros os motivos.
Então, guardados os exageros, os grandes incentivadores para o fortalecimento do PSDB na cidade, foram justamente o PMDB, PT e PDT.
O PFL (Sr. Dito) e atual DEM, estava do lado oposto de mãos dadas com o PTB.
O PTB, que foi o orgulho do Dr. Bertolino Mendes de Carvalho (pai do prof. Roberval), do meu tio Luiz Riera (do Bar Caçador) e do bom Prefeito e grande homem José Maria Campos, entre outros, passou para as mãos do Ambrósio Pinto, Nando Salomon e Prof. Roberval, escapando posteriormente, sei lá como, para o atual Prefeito.
São voltas que a política dá.
Algumas contestações deverão aparecer decorrente do texto. Mas salvo um outro engano, a história é essa, de forma resumidíssima é claro.
Na política, de vez em quando é bom dar uma olhada no retrovisor. Se não adiantar de nada, pelo menos a gente se distrai.

ER

  

9 comentários:

Anônimo disse...

escapando posteriormente, sei lá como, para o atual Prefeito.

NAO ENTENDI! O PSDB ESTA COM O MANDY? COMO? QUEM? QUANDO?E PORQUE?

NÃO CREIO!

JK

Edson Riera disse...

JK,

Foi o PTB. Não o PSDB (não que eu saiba)

zelador

Edson Riera disse...

Anonymous,

Realmente. Seria interessante que alguém resolvesse escrever um livro sobre a história política itajubense. Seria bom para consultas e não perdermos detalhes da história. Pode não parecer, mas isso é importante.

Zelador

Anônimo disse...

É verdade, a CMI poderia fazer isso.
Quem sabe seu amigo Saulo (diretor)possa fazer um projeto e
sugerir para algum vereador tipo Geraldo Canha, que sabe muito de politica!

Boa ideia meu caro!

JK

Anônimo disse...

Completando: Patrocinado pela Radio Futura (Fundação)

Anônimo disse...

Cosnsiderando o inicio de seu texto ta explicado porque se perdeu.
Nunca mais vai a lugar nenhum, também....que começo; e com quem !
Fala serio.

jonas

Edson Riera disse...

Jonas,

parece que voce ainda está dentro da baleia. Um simples texto político de mineiro,pode conter um mar (oceano) de coisas. A arte é reler de frente para trás. Um exercício.

Abraço

Zelador

Anônimo disse...

Olhe, li com atenção este assunto e comentarios ref. ao PSDB, sou simpatizante ao PSDB, cheguei so a uma conclusão, todos os citados não tem perfil para estar neste partido, a maioria tem cara e corpo de Petista mesmo, alguns PMDB, outros PV , PSL enfim, mas ninguem mesmo perfil do PSDB. (logico opinião pessoal).

Itajubá e região (Sta. Rita/PA/ Amasp etc) enquanto não encontrar um Lider, uma pessoal que tenha a capacidade de UNIR a região não vai a lugar nenhum.

O problema maior é que Itajuba come frango e arrota PERU ha muito tempo.
Pessoal larga mão,é so daqui uns 100 anos pras coisas se acertarem.

Jagunço

Anônimo disse...

AFINAL QUEM É O PSDB DE ITAJUBÁ?
EXISTE?
ONDE?
QUEM SÃO?


PERGUNTADOR DE ITAJUBÁ