Translate

sábado, 16 de abril de 2011

EPISÓDIO TRAUMÁTICO



Com o tempo, os estudos e pesquisas vão avançando e a medicina, quando não descobre coisas novas, pelo menos batiza com nomes novos, de preferência em inglês, problemas conhecidos do passado. Desde há muito, era conhecido entre os jovens do interior, com predominância entre o sexo masculino, a síndrome ETS - Episódio Traumático de Salão, também popularmente conhecido, como "pânico da tábua".
Hoje com certeza seria batizada de ""Bullying de Pista de Danças".
Isso justifica o comportamento de um afamado médico local, que vem demonstrando aversão e agressividade quando chega aos seus ouvidos, o som maravilhoso da Orquestra de Glenn Miller, gênio musical americano e considerado o "pai" das big bands.
Glenn Miller, como todos sabem, foi dado como tendo tomado o barco, quando o  avião em que viajava sobre a Europa, desapareceu sobre o Atlântico. (Sua orquestra humanitariamente se apresentava para animar os soldados aliados no front da 2ª Guerra Mundial).
Nos anos 60, quando de um esperado baile de formatura das normalistas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, realizado nos enfeitados salões do Diretório Acadêmico, sob o som impecável da big band cabocla, "Continental de Jaú", um jovem gordinho recém chegado de uma cidade vizinha, cometeu um desatino que o marcou profundamente.
Com seu apertadinho terno preto (possivelmente resquício de batismo ou crisma), com gravata de cadarço, com pontinhas metálicas douradas, desperdiçou grande parte de sua mesada para adquirir e beber duas doses cavalares de HI - FI (vodka com crush).
A mistura química subiu como um foguete. Com a coragem artificial injetada e com as grossas lentes dos óculos embaçadas por digitais gordurosas, o intrépido passaquatrense atravessou cambaleante o salão, sob o maravilhoso som de "Moonlight Serenade".
Resolveu dançar e realmente dançou.
Com a visão turva tentou tirar para dançar, o que lhe perecia ser uma tímida formanda. Educamente ela recusou o convite. Ele insistiu. Ela mais firmemente descartou a possibilidade. Ele alterou o tom de voz e exigiu a dança.
A convidada se levantou e colocando o delicado dedo no nariz do gordinho e quase tocando uma espinha às vésperas de estourar,  murmurou entre-dentes:
Madre Superiora não dança !

Explica-se e até mesmo justifica-se o ódio demonstrado pelo nosso médico, pelo som do Glenn Miller.

ER  

Um comentário:

marcos.caravalho disse...

Festa de Uva, do Vinho, uma daquelas que duravam uma semana de bailes, shows no intervalo das 02 com alguém conhecido do Clube dos Artista, Almoço com as Estrêlas? Ora: Três do Rio, Cassino de Sevilha, Maestro Cipó e sua Orquestra, Zézinho da TV (Tupi). Tabajara do Severino Araújo, naquela época, só viajava pra grandes centros.

Bailes de Fomatura nas nossas cidades: J. Massini e sua Música (da terra dos irmãos Magno Etrusco), Tropical Som Sete (ou nome similar, falham-me alguns neurônios), Laércio de Franca.

E por aí vai...

Ai que saudades que eu tenho da órora da minha vida, da minha adolescência querida que os tempos não trazem mais...