Translate

segunda-feira, 14 de março de 2011

PERIGO DA RADIAÇÃO

Dezessete soldados americanos que participavam de  missões de resgate as vítimas do terremoto no Japão terão que ser submetidos a um processo de descontaminação depois de serem afetados pelo escape de radiação registrado na planta nuclear de Fukushima. Os militares voavam em três helicópteros, a uns 100 kms da usina, quando os detetores radiotivos de bordo registraram a atividade nuclear. O helicópteros voltavam ao Porta -aviões USS Reagan depois de efetuar uma missão de resgate na devastada cidade de Sendai. O USS Reagan é um dos sete barcos da Sétima Frota que se encontram a 160 kms de Fukushima.
Ainda que o nível de radiação nos militares seja considerado baixo,o Pentágono ordenou a reposição temporária da Sétima Frota, cuja sede está na cidade de Yokosuka.
Os militares estão bem e foram submetidos somente a um banho de água e sabão (como é recomendado). A contaminação se deu quando os helicópteros atravessaram uma nuvem radioativa. A maior parte da radiação se encontra naa carcaças dos helicópteros e nos uniformes dos soldados.

El País

Nenhum comentário: