Translate

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ESPETADAS ELEGANTES E EDUCADAS EM ITAJUBÁ

Gosto da Célia Rennó. Muito bem articulada, com posição política definida, muito habilidosa e dedicada nas campanhas políticas. Nunca ganhei dela em campanhas. Creio que não assistirão mais esses embates. Estou jogando a toalha.
Mas sempre nos respeitamos muito.
Leio sempre o seu blog (ja recomendamos aqui): http://blogceliarenno.blogspot.com  
Hoje o "viver é perigoso" copiou uma postagem do seu blog abordando um assunto em pauta na cidade: críticas.
Como é difícil recebê-las com humildade. Ficamos contentes pelo reconhecimento da importância dos debates "tecla a tecla".  Leiam:

"Ainda bem que existe a Internet porque, caso contrário, a gente ficaria apenas com a informação enlatada da imprensa sobre as coisas que acontecem na cidade e no país. Os blogs, o twitter, as redes sociais de um modo geral, são uma verdadeira revolução na forma de comunicação entre as pessoas e na forma de informação e formação de todos. Se antes, tínhamos apenas acesso às versões prontas sobre as coisas, aquelas que iam para as revistas, jornais, rádios e TVS, hoje temos as falas das pessoas comuns dialogando com as autoridades, com os outros cidadãos, enfim... Todo mundo acessando todo mundo, ouvindo todos os lados, conhecendo opiniões diversas que nunca iriam para um veículo de comunicação convencional.
Aqui em Itajubá não é diferente. Tenho pesquisado para conhecer blogs de gente daqui, sites ou seja lá o que for, para saber como está esta interação entre as pessoas, o que elas pensam sobre tudo.
No blog de Zezinho Riêra, acho muito interessante quando ocorre o diálogo entre 'as partes'. Papos recentes entre ele e o reitor da Unifei, professor Renato Nunes, são interessantes de serem acompanhados. Sempre há uma ironiazinha, um aborrecimento quanto à crítica, uma cutucada mais forte, uma indireta, uma meia palavra - que para bons entendedores basta - mas é indiscutível que esse diálogo é ótimo. Acho que ainda falta muito para que as pessoas não levem as críticas e os questionamentos para o lado pessoal, mas a gente vai evoluindo e crescendo com essa nova possibilidade de diálogo 'tecla a tecla'.
Aliás, como o próprio nome do blog de Zezinho Riêra diz, Viver é Perigoso. Guimarães Rosa sabia de tudo. E o perigo, neste tempo de Internet, é tentar engessá-la para que fique igual à mídia tradicional. Penso diferente de Zezinho Riêra numa porção de coisas, mas gosto de ver a diferença escancarada, transparente, para que o leitor possa concordar e discordar disso e daquilo.
Na minha busca por espaços semelhantes em Itajubá, aceito dicas de blogs e twitters de gente daqui para que eu possa ver a interação acontecendo e assistir à deliciosa mistura de ideias e pessoas."
Célia Rennó.
 
ER 

16 comentários:

Anônimo disse...

Camarada, entrei no Blog da Celinha...só li este texto e sai fora...fala serio..o estrago do PT na mente das pessoas é maior que a tragedia no Rio...pelo amor de Deus...a coisa é feia camarada!


Quem é o governador de Minas,eleito em 2010?
Dia desses, li as respostas dadas numa prova para dar bolsas de estudos para o ensino técnico de uma escola de Itajubá. Uma das perguntas era: - Quem é o governador de Minas, eleito em 2010? Deu empate: Aécio Neves e Anastasia. Um arriscou Ananias. E um outro, pra desempatar, não citou o nome, mas respondeu: o vice-governador do Aécio Neves.
Em princípio, a gente até ri, mas a princípio, é de chorar. As pessoas não sabem nada sobre o que acontece na política da cidade, do estado e do país. A começar pelos nomes dos governantes e parlamentares. Sobre suas ideias políticas então, a população não tem a menor ideia. Como será que votam? Escolhem baseados no quê?
O assunto tem que ser abordado desde os primeiros anos escolares. As crianças têm que saber pra que servem os prefeitos, os vereadores, os governadores, deputados, senadores, o presidente. Têm que saber porque as pessoas se agrupam em partidos políticos. Têm que saber para que servem os impostos que seus pais pagam, como é que um prefeito consegue realizar uma obra. Tâm que entender que reformar uma praça ou uma escola, calçar uma rua, por exemplo, não é presente de nenhum prefeito. É o dinheirinho do imposto que está ali.
As pessoas precisam compreender que vereador não serve para fazer caridade, para pagar a conta de luz de ninguém, perpetuando-se nas câmaras municipais sobre o lastro dos favores ao povo.
Educação para a política devia ser disciplina obrigatória na escola. Essa é a única forma de promover a transformação da sociedade. Na campanha para prefeito de Itajubá, quando elegemos o atual prefeito, dizia sempre aos que estavam à nossa volta: - Prefeito que faz o que está previsto no orçamento, não faz mais que a obrigação. Dobro-me, em reverência, ao político que consegue promover a autonomia das pessoas, a autonomia de pensamento e ações dos cidadãos. Em 4 ou 8 anos é possível sim dar os primeiros passos nesse sentido por meio da Educação, da Cultura, das propostas de geração de renda etc.
Quero, este ano, me dedicar, de alguma forma, a um projeto de Educação para a Política. Acredito no ser humano!

Anônimo disse...

Não quero falar num só nome e acho que a ficha e o arrependimento caiu para estas pessoas(grupo politico atual) que prometeram e deram a esperança de trabalhar para promover o melhor e que juntas foram incapazes e coniventes. Não conseguiram desprezar seus interesses pessoais e não quiseram colocar itajubá acima de tudo (o poder permite esta faceta)
Passaram uma proposta de mudança de filosofia, comportamentos éticos, planejamento, ouvir a todos e não cometer os erros de administrações passadas, pois bem, passaram por cima de tudo e toda a população. A sensação é a mesma que todos já sabem: Os partidos da base ( pulando da Nau ) e o Pt itajubense em geral indignado com o desprezo a seus nomes e o que eles pretendiam, mas tendo que se aproveitar ainda de um Prefeito que hoje esta mais sozinho e perdido que mulher feia em baile precisando terminar a festa com alguém.
Talvez um bom momento para um compromisso dos possiveis candidatos que não precisem deste cargo, priorizando assim o municipio e não somente o umbigo próprio. Desta forma acho que nunca mais voltarão a humilhar e maltratar a todos os cidadãos itajubenses.
Pois já temos as nossas temiveis enchentes, desprezo a saúde, infra-estrutura, educação, cultura, esporte, lazer, constantes abusos do mandatário, vários atuais ou ex-asseclas secretários e uma Camara que assiste a tudo de forma xoxa pensando e se valendo que o povo é cego, surdo e paciente de 4 em 4 anos.

Anônimo disse...

É fácil enfiar o mandy chorão guela abaixo do cidadão que paga seus impostos e depois se sentar para assistir à deliciosa mistura de ideias e pessoas. Devia era ter peso na consciência.

Anônimo disse...

periodicamente, o pt produz anomalias em itajubá, convence o povo de que aquilo é bom e sai, ***ndo e andando para o eleitor. deviam ser responsabilizados por esse desgoverno que está aí!

Anônimo disse...

Caro anônimo a satisfação é saber que eles sentem já o peso da consciência e mostram o desequilibrio nas atitudes e mudanças constantes de rumo, quem navega sabe bem que o timoneiro tem de ser firme, hábil e somente nas tempestades usar sua experiência.
É somente uma questão de tempo, cuspiram na administração anterior e agora agonizam mas ainda abusam do poder, lembrem-se, com a anuência dos vereadores.

Célia Rennó disse...

Zezinho Riêra, que bom que as pessoas podem dizer as coisas, sejam elas frutos de pensamento mesmo ou da falta dele, não é? Só não me conformo com o anonimato. Um abraço.

Anônimo disse...

Que esta acontecendo com:
Hipocrisia, demagogia, palhacada, cara de pau, mediocridade, fingimento,aproveitadores, egoistas, carater,falsidade,....estas coisas não existem mais??

Edson Riera disse...

Célia,

Devagar, devagarinho,os anônimos irão se revelando. É pura timidez e falta de costume de observar posições outras. É questão de tempo. Continue conosco.
Abraço,
zezinho

Edson Riera disse...

Célia,

Devagar, devagarinho,os anônimos irão se revelando. É pura timidez e falta de costume de observar posições outras. É questão de tempo. Continue conosco.
Abraço,
zezinho

Anônimo disse...

Anônimos:
Será que não é melhor ser anônimo que fingir...engolir...ser falso..hipocrita....mentiroso...
demagogo..
conversinha boba esta ...o voto é secreto...as pessoas no anonimato fazem muito por muitos....e é bom ser verdadeiros...
livres..independentes....estas coisas os petistas jamais vão entender....quanta ignorancia sô...tadinha dela......

Anônimo disse...

O paciente Zé ...é fantasssssstico! Que bom que sobreviveu la no Hospital que só tem sorinho na veia......pra qualquer doença !

Alias ir la , da RAIVA mesmo.....

Anônimo disse...

Ser ou não ser anônimo na multidão
Anônimo:
Ser ou não ser essa sombra desapercebida
Que pode passar pela vida sem deixar rastros
Ou preferir ser o grito da multidão calada
Que prefere a palavra à não dizer nada
Para assim seja através de sua poesia
Dizer verdades, para talvez modificar a vida.

S.

Anônimo disse...

Na visão atual dos politicos e muitos asseclas que estão por lá em sua grande maioria nos tratam como anônimos, sem respeito ou coisa pior. Não ofendi e citei o nome de ninguem, simplesmente os anos em administração pública que tenho me permite criar esta linha de raciocinio e o anonimato desta forma em uma cidade que caça as bruxas erradas é uma forma de diminuir esta situação.
Prezo e acredito que a Célia foi até o seu limite e dai só ela pode responder, que aliás já demonstrou "agora" em seus comentários no blog que merecem uma profunda reflexão, mudança de comportamento coletivo e de que ela pode e deve se valer desta experiência única que passou.
Nos cansamos de aproveitadores, asseclas e mandatários que conhecem somente o próprio umbigo e muitos que nos enganam.
* Tem muita gente que assina e escreve nas entrelinhas, ridiculariza, não opina de verdade e não mostra caminhos é um meio anônimo, talvez sejam estes que ela se referiu.

Célia Rennó disse...

Obrigada pela gentileza, Zezinho. Continuarei por aqui, sempre observando e comentando. Tô adorando esse 'debate' virtual, mesmo que não saibamos, plenamente, com quem estamos trocando ideias. Convido-o também a me frequentar no blog. Pretendo atualizá-lo com mais frequencia também. Um abraço.

Anônimo disse...

Último anônimo,
Também acho que estamos vendo os estertores do PT em Itajubá. É que o modelo de manipulação mental se esgotou. Alcançados alguns patamares do que eles chamam de conquistas sociais, e que viriam de qualquer forma com a maturidade da democracia no país, qual o rosário de balelas que vão desfiar? Sempre sobrará algum marqueteiro criativo para reinventar a ilusão, mas isso é mais fácil no Brasil do que em Itajubá. Aqui temos gente lúcida pra questionar a mentira. E que continue sendo este espaço um dos bastiões incontaminados dessa laia, zelador!

Anônimo disse...

A Celia deveria ir para o PT !