Alguma coisa acontece. Sobre aqueles casos que não ficam bem explicados, de uns tempos para cá, resolvi reve-los e esclarecer.
Foi a vez de rever a ligação entre o livro "Coração das Trevas ", escrito pelo ucraniano Joseph Conrad, em 1902 e o filme "Apocalypse Now", do Francis Ford Coppola, lançado no Brasil em 1979.
No último final de semana, relendo o livro e ressistindo o filme.
Para os pouquíssimos que estão chegando agora, o livro é uma história construída dentro da outra. Um narrador conta a história de Charles Marlow, capitão inglês de um barco a vapor, que é contratado para resgatar o comerciante Kurtz de uma comunidade no Congo e levá-lo de volta para a civilização. Considerada uma obra prima.
Desta vez, como todos sabem, o filme "Apocalypse Now", com Marlosn Brando, Robert Duval e Martin Sheen, é um épico de guerra, que conta a missão do oficial americano, Capitão Willard, em uma missão para matar o enlouquecido Coronel Walther Kurtz. Filme de uma brutalidade impar. No fundo, a Guerra do Vietnã.
Um parentêses: imperdível, magnetizante e terrível a cena de ataque dos helicópteros americanos, com o som da "Cavalgada da Valquírias", de Richard Wagner. Marcante a voz murmurando no final: "O horror...o horror".
Conclusão: Historias separadas por um século e bem proximas. Miséria humana. Terror.
Sinceramente ? Mais confortável passar ao largo dos dois. Livro e filme.
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário