Translate

quinta-feira, 25 de maio de 2023

VIRUNDUM



Virundum - é um neologismo que designa uma percepção imprecisa de uma frase ou conjunto de palavras, que é trocado por uma homofonia.

Interessante a abordagem do Sergio Rodrigues na Folha de São Paulo sobre o "Virundum".

Para quem está chegando agora, consta que o nome "virundum", baseado em "Ouviram do Ipiranga", foi cunhado por Paulo Francis nos tempos do "Pasquim" para nomear o mal-entendido provocado por uma semelhança sonora fortuita.

Quem não se lembra do clássico "trocando de biquíni sem parar", verso da canção "Noite do Prazer" da banda Brylho ? Na realidade, "tocando B.B. King sem parar".

E a precisão do "Meu filho Válter Gomes dos Santos/ que é o nome mais bonito" , da música "Pais e Filhos" da Legião Urbana ? Na realidade, "meu filho vai ter nome de santo".

E o clima lisérgico de "Ao sair do avião/ Judy pisou num ímã", da música "Açai" do Djavan ? Na realidade, "Açai guardiã zum de besouro um imã "

Quem não ri com "Quem sabe a índia assou uma garotinha", da música "Malandragem com a Cássia Eller ? Na realidade, "Quem sabe ainda sou uma garotinha".

Ou ainda, "Aí um analista me comeu", da música "Divina Comédia" do Belchior ? Na realidade, Aí um analista amigo meu ".

Virundum é coisa séria, embora seja impossível ficar sério diante dele. Está na hora de dar aos virunduns o peso cultural que eles merecem.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: