Translate

terça-feira, 9 de maio de 2023

VAQUINHA


Está lá na NET. Em tempo, não gosto da expressão.

A expressão "fazer uma vaquinha" surgiu na década de 20 do século XX, graças ao futebol.

Naquela altura, muitos times não remuneravam os seus jogadores, e os que remuneravam com certeza não o faziam da mesma forma de hoje. 

Assim, em 1923, a torcida do Vasco da Gama, time do Rio de Janeiro, inventou uma forma de incentivar os seus jogadores, para que se esforçassem ainda mais nos jogos. A torcida juntava dinheiro e depois distribuía aos jogadores como prêmio, de acordo com o resultado obtido na partida.

O valor arrecadado estava relacionado com os números do jogo do bicho: 5, o número do cachorro, correspondia a 5 mil réis e era a recompensa por um empate; 10, número do coelho era equivalente a 10 mil réis que recompensava uma vitória; 25, o número da vaca, valia 25 mil réis e era o maior prêmio atribuído, somente no caso de vitória contra adversários mais fortes ou na conquista de algum título. 

Esse dinheiro que era coletado pela torcida, deu origem à famosa "vaquinha".

O tempo foi passando, e a expressão "fazer uma vaquinha" passou a ser usada por um conjunto de pessoas que se reúne para comprar alguma coisa ou para atingir um fim específico.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Comum as "vaquinhas" pela internet. Com as vacilidades do Pix...Outro dia a amalucada deputada Carla Zambeli puxou uma pedindo ajuda para obter 100.000,00 como ajuda para pagar colegas que fazem suas defesas nos inúmeros processos envolvidos e acordos fechados. Arrecadou mais de 150.000,00
Acompanhando o noticiário, as investigações sobre as mazelas, trapalhadas do Jair e sua trupe no planejamento do golpe, os crimes cometidos, sugiro que adeptos devem começar umas trocentas vaquinhas. Causídico Jurássico

Anônimo disse...

tentativa de golpe tupiniquim
bem que o xandão chamou de operação tabajara
nem golpe conseguiram dar. imcompetência geral
para tristeza histórica, iludiram muita, muita gente.
alguns já presos. mais de 1.000 certamente processados.
e o bozo ainda livre e solto por aí.
como diz o ruy castro na
carta a um otário do 8/1:
enquanto você vê o sol nascer quadrado,
bolsonaro está solto, serelepe, cheio do dinheiro
e nem aí para você como nunca esteve para os mortos da covid