Translate

domingo, 7 de maio de 2023

ESPAÇO ABERTO


Qualquer pessoa um pouco preparada, quando questionada sobre a complicada situação brasileira, diz aparentando segurança:

- O problema brasileiro está na educação.

Não sendo diferente, também acho. Penso, sem entender muito, que a questão merece e deve ser discutida. Não como uma disputa de FlaxFlu ou de esquerdas x patriotas.

Leiam o que o Professor Cláudio de Moura Castro vem publicando em livros, revistas e no "Espaço Aberto" do jornal O Estado de São Paulo. No caso de hoje, sob a título "Ensino Superior e Pseudossuperior ".

Em tempo, o Professor Moura Castro, é economista formado pela Univrsidade Federal de Minas Gerais, mestre pela Universidade de Yale, doutor pela Universidade Vanderbilt e professor da PUC - RJ, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, de Brasília, de Genebra e da Borgonha. Está hoje com 85 anos.


"Brasileiros se formam no ensino médio com um nível de maturidade intelectual que corresponde a um europeu com 4 anos a menos de escolaridade -  Algumas universidades (no Brasil) aparecem com uma missão meio de soslaio: é o pseudossuperior. Há quem chame de colegião. Verdade que temos também algumas instituições de excelência participando dos grandes debates da atualidade...Importante: os alunos leem pouco, escrevem pouco e resolvem poucos problemas. Ao contrário dos países avançados, adquirem escassa formação nas humanidades. Os alunos voam na estratosfera e têm pouco contato com o mundo real. Henry Louis Mencken já nos dizia: " para todo problema complicado existe uma resposta clara, simples e errada".

Leiam o coluna completa no jornal ou na Net.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Por isso o povo é esquerdista....pobre brasil....

Anônimo disse...

https://www.portalr3.com.br/2023/05/educadores-de-itajuba-visitam-cidade-da-educacao-em-sao-jose/