Translate

quinta-feira, 25 de maio de 2023

A CAMINHO DO BREJO


 A sociedade dá de ombros, vencida pela inércia.

Um país não vai para o brejo de um momento para o outro, como se viesse andando na estradinha, qual vaca, cruzasse uma cancela e, de repente, saísse do barro firme e embrenhasse pela lama.

Um país vai para o brejo aos poucos, construindo a sua desgraça ponto por ponto, um tanto de corrupção aqui, um tanto de demagogia ali, safadeza e impunidade de mãos dadas.

Há sinais constantes de perigo, há abundantes evidências de crime por toda a parte, mas a sociedade dá de ombros, vencida pela inércia e pela audácia dos canalhas.

Um país vai para o brejo quando políticos lutam por cargos em secretarias e ministérios não porque tenham qualquer relação com a área, mas porque secretarias e ministérios têm verbas - e isso é noticiado como fato corriqueiro da vida pública.

Um país vai para o brejo quando representantes do povo deixam de ser povo assim que são eleitos, quando se criam castas intocáveis no serviço público, quando esses brâmanes acreditam que não precisam prestar contas a ninguém - e isso é aceito como normal por todo mundo.

Um país vai para o brejo quando as suas escolas e os seus hospitais públicos são igualmente ruins, e quando os seus cidadãos perdem a segurança para andar nas ruas, seja por medo de bandido, seja por medo de polícia.

Um país vai para o brejo quando não protege os seus cidadãos, esfola quem tem contracheque e dá isenção fiscal a quem não precisa.

Um país vai para o brejo quando os seus poderosos têm direito a foro privilegiado.

Um país vai para o brejo quando se divide, e quando os seus habitantes passam a se odiar uns aos outros.

Um país vai para o brejo quando despenca nos índices de educação, mas a sua população nem repara porque está muito ocupada se ofendendo mutuamente nas redes sociais.

Cora Ronai

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

É, aí está o resulLtado..
Agora é aguentar..
E eu quero é viajarrrrrr.
Bem feito.

Anônimo disse...

pois é pelo comentário
parece que começou agora.
tivemos quatro anos para
corrigir. e o que deu?
só confusão, brigas.
tentativa de golpe.
centrão, orçamento secreto
desmonte da pf, mpf, lava jato
inflação, juros altos
forças armadas e polícias politizadas
e essa loucura/bagunça toda
trouxe a turma que está aí.
quando iremos enxergar?