Translate

quinta-feira, 13 de abril de 2023

SÓ PODE ...

 

Joan Miró

Kazimir Melevich - Quadrado Negro -1935

Imaginando os administradores da cidade providenciando a restauração de uma obra do espanhol Joan Miró (coincidentemente nasceu na mesma cidade do Sr. Jayme Riera - Barcelona).

Provavelmente ficaria como a obra do pintor ucraniano, Kazimir Malevich, "Quadrado Negro", de 1935. Na certa optariam pelo fundo (mais patriótIcos) azul e amarelo.

Poderiam decorar o texto abaixo para usá-lo nas entrevistas concedidas à mídia parceira para tentar justificar seus atos.

" Malevich é um dos inventores e teóricos da arte não figurativa. Baseamos nossa ação (no caso dos bancos) no movimento artístico de vanguarda conhecido como Suprematismo. O termo se refere a uma arte abstrata baseada na “supremacia do sentimento artístico puro", em vez da representação visual de objetos.
A linguagem utilizada nas pinturas dos bancos das praças é uma articulação de elementos pictóricos mínimos que determina uma certa maneira de ver, pois não se pretendeu transcrever nenhum assunto nem motivo vivo na realidade do espectador; não pretendeu exemplificar, não quer designar. O seu principal objetivo é a transmissão da sensação pura de contemplação inerente desde sempre ao objeto artístico."

Registre-se, que parte preponderante do grupo dirigente, é adepta do surrealismo, haja visto o tema "gôndolas).

Viver é Perigoso 

Nenhum comentário: