Translate

terça-feira, 11 de abril de 2023

MERCADO LÓGICO



11/04 um dia de otimismo na economia

Bolsa subindo quase 4,30 %, dólar caindo a quase R$ 5,00, notícias de forte entrada da moeda no país.

Por que tudo agora?

1- índice de inflação IPCA do IBGE veio abaixo do esperado 0,71 ante 0,77% . Também o INPC caiu; o acumulado da inflação em 12 meses caminhou para ficar dentro variação da meta;
2- quadro geral do novo Arcabouço Fiscal está mais detalhado, com boa perspectiva de aprovação;
3- a alta da taxa de juros (SELIC de 13,75%) começa a mostrar resultados. Mesmo com os solavancos provocados pelas falas do Lula e da direção do PT contra o BC e seu Presidente.
4- Na análise dos núcleos inflacionários a gasolina e o etanol responderam por 0,40% do índice todo ele provocado pela reoneração tributária ocorrida março. Lembremos que numa medida eleitoreira Bolsonaro tinha zerado os impostos federais (PIS e Cofins) sobre os combustíveis no ano passado. Como não teremos mais essas pressões em maio o índice do mês pode vir bem menor abrindo a brecha para que o COPOM não fale mais em nova alta dos juros ou indique em ata que poderão cair brevemente. Também caíram os juros futuros.

Mas nem tudo é otimismo.

Light Rio com problemas financeiros. Ação caiu 15%. Recorreu a justiça para postergar pagamentos dentro da expressão popular “devo não nego pago quando puder”. Caso aceito parece ser meio caminho andado para recuperação judicial. A Light atende 11 milhões de pessoas no Rio e na Baixada Fluminense. Dentre os problemas que a concessionária têm destacam-se: a perda de 27% da receita devido a inadimplência e os furtos de energia (gatos) coisa muito comum nas favelas cariocas. Roubam energia, TV a cabo e internet. Também aumentaram muito as despesas com juros nos últimos anos. A concessionária diz que não poderá pagar 400 milhões que vencem no próximo dia 15. 

Se a coisa não evoluir bem na justiça e se não houver algum tipo de socorro, imaginem o problemão para o setor elétrico dado o tamanho da população que eventualmente poderia ser atingida atingida no caso de um colapso geral.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo normal....

Anônimo disse...

Sem problemas para os clientes, a não ser aumento na conta, é claro!
As privatizações tupiniquins funcionam assim: Se der lucro, dinheiro na mão dos empresários "empreendedores". Mas se der "merder", ou seja, prejuízo, o tão mal falado e criticado estado entra e paga a conta. Isto é liberalismo econômico na prática.

Nota: Quem controla as milícias, responsáveis pelos gatos e etc. é ninguém mais que o MITO!