Translate

quarta-feira, 19 de abril de 2023

MERCADO LÓGICO



Livre escolha para nomear nossas maiores autoridades da República em 4 anos passados e três meses recentes. 

Do Google, semelhantes de falador: tagarela, boca-rota, boquirroto, chocalheiro, conversador, espanta-lobos, gralhador, linguarudo, loquaz, palavroso, palrador, tarameleiro, tartalha, traga-malha, tramela, verboso, prolixo......Não se sabe exatamente o que Lula quer. Aparenta querer ser um grande líder internacional sendo que nem aqui o é. 

Um dia o então presidente Obama o chamou de "The Guy - O Cara" devido a sua enorme popularidade no Brasil. Saiu da presidência em 2010 com mais de 80% de aprovação. Deve ter subido à cabeça.

Tentou se meter em algo internacional semelhante 12 anos atrás. Influenciar num acordo nuclear Estados Unidos/ONU/Irã. Passamos vexame. No episódio Farc/Chaves/Colômbia outro vexame.

Essa posição de achar que o invadido é um dos responsáveis pela guerra Rússia/Ucrânia é de uma falta de senso assustadora. Jacta-se que se fosse no Brasil a guerra seria resolvida "tomando uma cervejinha". Com diz Merval Pereira o raciocínio parece baseado em "pílulas de sabedoria" de mesa de bar.

Megalomania pela idade? Também pode ser.

Assim como em muitas declarações horrorosas do Jair, alguém precisa chegar nele e dizer, chefe você está errado. 

Tanta competência na diplomacia brasileira, reconhecida mundialmente, não está servindo para nada. Barão do Rio Branco, Oswaldo Aranha e Sérgio Vieira de Melo (morto em atentado no Iraque em 2003) Guimarães Rosa, dentre outros devem estar revirando nas tumbas.

Realmente com a volta de Lula ao poder voltamos a ter boa relação com o Mundo muito abalada pelo Jair. Poderíamos continuar bem só tocando a agenda ambiental onde o Brasil pode ser um player importante graças a nossa matriz energética quase limpa, a Amazônia ainda quase intocada e as excelentes oportunidade que se abrem no mercado de créditos de carbono.

Lamentável tudo isso.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Com a repercussão tremendamente negativa aqui e lá fora, das suas declarações, ontem num discurso escrito para ele, Lula deu um passo atrás.Condenou a invasão mas não falou o nome da Rússia nem do Putin. Menos mal. ML

Anônimo disse...

Prefeito querendo "tomar" o prédio histórico do DA UNIFEI, isso pode?

Veja no instragram do Pedro Gama

Perlustrador da Mantiqueira