Translate

sexta-feira, 14 de abril de 2023

MELHOR NÃO REPARAR

 


A pequena central hidrelétrica (PCH) Rede Elétrica Piquete - Itajubá (REPI), foi concebida para atender à demanda energética das fábricas da Imbel, de Piquete e de Itajubá.

No dia 08 de dezembro de 1932 foi oficialmente inaugurada a Usina Hidreletrica de Bicas do Meio dando origem, mais tarde, a localidade de Wenceslau Braz onde está sediada

Em 1934, o Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas visitou a Usina, que no dia 05 de fevereiro de 1941 viria a receber a denominação de REPI – Rede Elétrica Piquete Itajubá, fornecendo energia elétrica às Fábricas de Piquete – SP e de Itajubá - MG. 

Registro: Não sei hoje, mas nos meus tempos de estudante da Nossa Escola (Unifei), era quase obrigatório, visitas técnicas na Usina. Os estudantes observavam os conservados equipamentos com curiosidade, um pouco além da técnica.

São visíveis com destaque a origem alemã e as suásticas nazistas gravadas. Na década de 30, a Alemanha estava em alta e de bem com o governo Getúlio Vargas.

Em tempo, os equipamentos foram fabricados pela AEG (Allgemeine Elektricitäts-Gesellschaft). Seu fundador, Emil Rathenau, era um homem de negócios judeu. Fontes dão conta, que é possível que Rathenau tenha sido a base para o personagem do industrial alemão "Arnheim" no romance de Roberto Musil, “O Homem Sem Qualidades”.

As lembranças afloraram ao ver uma bela reportagem sobre Wenceslau Braz, da amiga  Luciana Mohallem, que atenta como boa jornalista, registrou a curiosidade.

Tudo bem. Mas que incomoda, sem dúvida que incomoda.  




Viver é Perigoso 

2 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém fala da barragem da represa , tantos anos, será que fazem manutenção?

Anônimo disse...

O dia q acontecer alguma coisa ficaremos sabendo 🙏🤔