Translate

domingo, 16 de abril de 2023

GRANDE BENFEITOR


Andei pensando numa crônica escrita pelo Ignácio de Loyola Brandão, e durante um episódio escorregadio vivido esta semana, conclui que ele tem toda a razão.

Numa de suas palestras para uma platéia de jovens, perguntou sobre qual a melhor descoberta do mundo?

Responderam o celular, o computador, o motor flex, a lâmpada elétrica, o picolé, o Instagran.

Ele respondeu: "Nada disso " !

Seguiu explicando: é o corrimão. Mas é preciso viver para entender. Quantos percebem a presença do corrimão ? Este suporte grudado em uma parede, demora anos para ser considerado essencial.

Só se percebe que é fundamental no dia em que, ao colocarmos o pé no primeiro degrau, descobrimos a dificuldade para levar o pé ao segundo, ao terceiro e assim por diante.

Quando entro e vejo o corrimão, agradeço ao gênio que intuiu a função que ele teria. Estou há décadas nesta vida e nunca notei a ausência do corrimão. Porque não precisava.

Subia lépido lépido de dois em dois degraus. Subia 13 andares fácil. Depois percebi que havia corrimão, mas ignorava.

Outro dia, depois do segundo e antes do terceiro degrau, senti a coisa complicar, estava caindo para trás. Aí vi ! Grudadinho na parede, humilde, o corrimão.

Agarrei-me a ele com volúpia. Agradeci que alguém tenha tido essa inspiração. Quem o criou deveria ser homenageado com uma estátua.

Não passa de uma barra de ferro afixada à parede. Que bem nos faz.

Ele aguarda lugar no Museu das Grandes Ideias Para o Bem-Estar da humanidade.

Pois é...

Viver é Perigoso 

2 comentários:

Anônimo disse...

Melhor são os "canos para apoio" nos banheiros...

Anônimo disse...

Como manter o equilíbrio na terceira idade e evitar quedas
a- Mudar a base de suporte – nesse exercício, o idoso caminha lentamente colocando um pé de cada vez na frente do outro. Isso faz com que a força em cada perna se alterne.Como aquelas modelos lindíssimas nas passarelas.
b- Mudar a superfície – apoiado no começo, ficar em pé em um travesseiro ou no colchão pode ser uma maneira de testar o equilíbrio e mantê-lo.
c- Olhos fechados – fechar os olhos e manter os pés juntos. Ainda com os olhos fechados tocar o nariz com os dedos.
d- Marcha à Ré - dar uns passos para trás tentando manter-se em linha reta.Aumente a distância aos poucos.
e- Escadas – subir e descer escadas também melhora a força muscular, assim como colocar e retirar objetos de uma prateleira e carregar sacolas leves.
f- Tai chi chuan – considerada uma das mais importantes séries de exercícios de relaxamento e meditação chinesas, a prática incorpora movimentos lentos e relaxantes, que promovem uma maior percepção da respiração.
g- Caminhada- procure fazer alguns minutos por dia. Lembre-se do dito popular: idoso que não anda, desanda.
Abraço
Causídico Jurássico