Translate

domingo, 23 de abril de 2023

CORRIGINDO O EQUÍVOCO



Amanhã (24) em Portugal, o presidente Lula entrega o Prêmio Camões de Literatura a Chico Buarque de Holanda.

Como todos se lembram, em 2019, o premiado foi Chico Buarque. De forma grosseira e nada surpreendente, o presidente Jair recusou a  assinar o diploma de entrega do prêmio. 

Registrando, o Prêmio Camões de Literatura foi instituído em 1988, pelos governos do Brasil e Portugal, com o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural de nossa língua comum.

Atribuído anualmente desde 1989, é o maior galardão outorgado no âmbito da Literatura em Língua Portuguesa. É atribuído aos autores, pelo conjunto da obra, que contribuíram para o enriquecimento do património literário e cultural da Língua Portuguesa.

O valor monetário do prémio é presentemente de 100 000€, um dos mais elevados a nível mundial entre os prémios literários. Este valor é concedido ao premiado por meio de subsídio do Governo de Portugal e da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil.

Quatorze brasileiros já foram premiados. Entre eles, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Daltob Trevisan.

Em tempo, o posicionamento político não estava e está sendo homenageado e sim a contribuição inequívoca do Chico Buarque para com a cultura. 

Viver é Perigoso

3 comentários:

Túlio Vargas disse...

"Apesar de você amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver a manhã renascer e esbanjar poesia"...

Anônimo disse...

Então, a DECEPCAO realmente deixa a gente triste ...
Mas...fazer o q ?
Apesar de vc ...vida q segue.

Anônimo disse...

Pois é grosseria, falta de educação e de civilidade. Realmente "Apesar de Você" cai muito bem.
As palavras do grande Chico ao receber o prêmio também. Tapa com luvas de pelica? Não. luvas de boxe mesmo:
"Reconforta-me que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o meu prêmio Camões". Mercado-Lógico