Translate

domingo, 23 de abril de 2023

ÁGUAS PROFUNDAS



Hoje, apreciando de longe, a partir do lago do Parque da Cidade, a construção do Centro Tecnológico para o Pré-sal Brasileiro, parceria da Petrobrás, da China Southern Petroleum Exploration and Development Corporation, a francesa Total, a Anglo Holandesa Shell, em parceria com a Nossa Escola (Núcleo de Separadores Compactos).

Coincidiu com a leitura de publicação feita pela Shell sobre, a parceria firmada com a Petrobrás e o Senai Climatec, para a construção do Laboratório de Desenvolvimento e Produção (LDP), que seria o maior complexo para pesquisa e desenvolvimento para pré-sal.

Imagino que os projetos sejam complementares e integrados:

O LDP está sendo construído dentro do Senai CIMATEC Park, localizado no Polo Industrial de Camaçari (BA). Cerca de R$ 254 milhões de reais estão sendo investidos.

Além da infraestrutura, o LDP vai contar com equipe técnica multidisciplinar de mestres e doutores com domínio em modelagem e análise de confiabilidade, engenharia avançada e especializada em simulações computacionais, materiais e exame de falhas e processos.

Um poço de 300 metros de profundidade será perfurado no complexo. Conectado a ele, será construído um 'flow loop’, unidade fechada composta por tubulações, compressores e bombas que simula o fluxo de produção de petróleo e gás.

O projeto é financiado com recursos oriundos da cláusula de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A previsão é que laboratório comece a operar em 2024.

Viver é Perigoso
.

4 comentários:

Anônimo disse...

O negócio é parque municipal...
Para o povo, com barquinhos,pipoca,mortandela, e tal

Anônimo disse...

A corrida "do tentando pegar o rabo”
Discussões no momento no Congresso e no governo. O PL das Fake News. Originário do Senado foi parado na Câmara por não conseguir regime de urgência para votação direta no plenário em 2021. Faltaram 8 votos. Quem trabalhou contra? As Big Techs, jairsistas e cia. Agora volta depois da pressão do governo e da sociedade sobre as redes, principalmente após os ataques as escolas de SP e SC. As redes poderiam ter prevido algo e emitido algum alerta nos 2 casos? As investigações mostram que sim. Têm algoritmos para quase tudo. Causou revolta também os posicionamentos de algumas redes como a do Sr. Elon Musk, Twitter, em reuniões com o governo, refratárias a qualquer tipo mínimo de controle. Envolvem também muito dinheiro principalmente monetização, publicidade e impulsionamento de conteúdos falsos quando o usuário paga para as disseminar. Impulsionamentos aconteceram muito no período eleitoral. Argumentos contra da oposição? Medo de algumas das propostas levar a algum tipo de censura e controle da mídia como um todo, sonho da esquerda. Outra discussão é sobre até onde iria a imunidade e a liberdade parlamentar dentro da nova proposta de lei. Um ponto é certo, alguma regulamentação tem que vir. Como no título, na área, estamos sempre correndo atrás do rabo. Outros países como a Alemanha já decidiram sobre isso.
Estão agora atrás e põe atrás nisso, nos regramentos das IAs (Inteligências Artificiais) tipo ChatGTP.. Nos EEUU um projeto para Declaração de Direitos da IA. Na UE a Lei de Inteligência Artificial. Na China foi divulgada uma proposta também de regulação. A grande preocupação dos europeus por exemplo é qualquer uso de algum algorítmico de decisões que possa afetar a vida, trabalho ou o sustento das pessoas. Preocupações mais que legítimas e necessárias. Outro dia via a notícia de que o restaurante Tasca da Esquina aqui de SP já está utilizando IA como sommelier. Lembram dos proponentes e sintetizadores de comidas e bebidas dos filmes de ficção? Pois é. Com disseram outro dia a ficção científica se tornou um fato científico. . Mercado-Lógico

Anônimo disse...

Boas notícias para a terrinha e Bahia.
Se não revertida uma péssima para SP, Vale do Paraíba e São José dos Campos. A Estatal Ucraniana de Aviação - Antonov Aeronautical Scientific/Technical Complex suspendeu as negociações com o Brasil para a instalação de uma fábrica de aviões em SJC. A estratégia da empresa era criar em um país neutro condições para produzir aviões fora do teatro da guerra. Investimentos de 50 bilhões de dólares, planta industrial de 70 mil metros, pista de testes de 2.400 metros, 10 mil empregos diretos e indiretos.
A Antonov fabrica aviões desde 1942 ainda no tempo da URSS. Com o esfacelamento da União Soviética em 1991 ficou para a Ucrânia, E fabricante do maior avião do mundo o AN225 de 285 toneladas.
Segundo a CNN foi em razão das falas recentes do Lula sobre a guerra com a Rússia a razão da suspensão. Principalmente aquela em que disse que a Ucrânia também era responsável pelo conflito. Falas têm consequências. Principalmente quando ditas por presidentes. Bolsonaro que o diga. Não parou de falar besteiras principalmente na pandemia e perdeu a eleição. Como diz o mestre, oremos. Mercado-Lógico

Anônimo disse...

Já, em Itajubá, os governantes se negam a usar qualquer forma de inteligência, inclusive a artificial, preferindo a sua burrice natural....