Translate

sexta-feira, 17 de março de 2023

PELO EXÉRCITO, CONTRA O MILITARISMO



Artigo escrito pelo Rui Barbosa e publicado no Jornal do Brasil de 21 de junho de 1893.

" Entre o Exército e o militarismo, vai um despenhadeiro. O militarismo é a canceração do Exército. Dedicado a este, com a mesma firmeza que todas as instituições do País, pesando-o como um elemento necessário da grandeza nacional, exatamente por isso estigmatizamos o falseamento de sua missão pelos interessados em desnaturá-lo, para submetê-lo.O militarismo pode trazer vantagens a militares esquecidos do voto profissional. Mas para o Exército, é o descrédito, a ruína, o ódio público. Para a nação, que necessita do Exército, é a mais inenarrável das calamidades: é, se nos permitem essa frase bíblica, a abominação da desolação.
O militarismo está para o Exército, como o clericalismo para a religião, como o industrialismo para a indústria, como o mercantilismo para o comércio, como o cesarismo para a monarquia, como o demagogismo para o governo popular, como o absolutismo para a ordem, como o egoísmo para o eu.
Ora,a política, no Exército, leva facilmente ao militarismo. Entre o Exército e a política se deve, portanto, levantar a mais alta muralha. "

Rui Barbosa

Viver é Perigoso

6 comentários:

Anônimo disse...

Bem que tentaram por 4 anos politizar as Forças. "Meu Exército" era sempre repetido. Bolsonaro é um despreparado que chegou a presidência por uma série de fatores, inclusive o desastre Dilma, a Lava Jato e a facada. Nunca deve ter lido isso e outros. Rui? Quem é mesmo?

Anônimo disse...

Interessante, foi só o Bolsonaro?
Vamos estudar a história pelo menos recente do Brasil pra não ficar falando bobagens e ter que ler besteiras .
Cada uma.
Ê zelador ... difícil viu, não sei com vc atura tanta bobeira.
Pqp

Anônimo disse...

Rui foi ministro da economia após o Golpe Militar de 1889. Também foi advogado do Farquhar. O homens e suas contradições...

Anônimo disse...

Todos chegam a presidência por alguns fatores,; inclusive ser presidiario, ladrão, esquerdista, é a vida é o voto...simples.

Anônimo disse...

11:18 então admite que Bolsonaro foi? História recente? Quando? Sarney? Collor? Itamar? FHC? Lula 1 e 2? Dilma? Temer? Vamos às fontes. Senão o zelador vai continuar lendo cada contradita bobeira....

Anônimo disse...

Vamos respirar?
Vamos respirarrrrrr.
Fala serio meu.