Translate

quarta-feira, 22 de março de 2023

MERCADO LÓGICO


Cultivando a velha conhecida Lei da Oferta e da Procura. Para rememorar, dos bancos universitários:

1- Bens ou mercadorias/produtos Elásticos:aqueles produtos que são muito sensíveis as alterações de preço, geralmente não muito essenciais quase sempre os chamados supérfluos.

2- Bens ou mercadorias/produtos Inelásticos: são o oposto dos bens elásticos ou seja uma variação no preço causa uma resposta menor na quantidade demandada (tanto para o aumento quanto redução). O maior exemplo de um bem essencialmente inelástico é o sal.

Surgem novamente (e põe novamente nisso) a questão dos preços e produções dos automóveis nacionais (deveriam ser elásticos certo?).

A Indústria automobilística está com estoques altos provocados por queda nas vendas.

Baixar os preços, diminuindo o lucro para voltar a vender? Nunca! Aqui a Lei acima não funciona. Reduzem produção e jornadas, dão férias coletivas e até demissões para ajustar a oferta à demanda. As vezes até pleiteiam dos governos redução de impostos. Enquanto isso pagamos 70.000,00 no modelo mais barato. Peladinho, peladinho.

Isso aconteceria com o feijão nosso de cada dia?

Talvez tenhamos que voltar aos bancos escolares com o exemplo acima e até depois que o nosso líder maior, Lula, dizer que os livros de economia estão "superados".

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso 

Um comentário:

Anônimo disse...

Queda de braço entre Lula mais o PT contra o BC foi vencida hoje pelo banco. O COPOM não só manteve a taxa básica de juros em 13,75% como soltou dura nota muito acima do tom esperado e indicou que se a inflação não der sinais de queda os juros podem subir ainda mais. O embate com certeza vai continuar. Juros altos são necessários para desaquecer a economia e segurar a inflação. Tudo que qualquer governante não quer. Como diz o mestre em outro comentário, Lula continua no palanque e não há inimigo melhor para culpar por uma economia estagnada do que o BC, seus juros altos,seu Presidente Roberto Campos Neto colocado lá pelo governo anterior. Mesmo com a crise em alguns bancos americanos e o Credit Suisse o FED Federal Reserve americano subiu a taxa de juros assim como o BCE - Banco Central Europeu. Motivos? inflação americana e europeia resiliente. Os livros de economia estrangeiros devem ser mais modernos que os nossos.
Mercado-Lógico