Translate

quinta-feira, 30 de março de 2023

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 






Uma das minhas grandes paixões é viajar. Desde menino viajo pelos livros. E isso é fantastico.

Uma das mais emocionantes viagens realizadas, sempre por livros, foi pela ferrovia Transsiberiana. Important: Há séculos, ganhei dos filhos um globo terrestre iluminado, que fica posto na cabeceira da cama. Ali me localizo constantemente.

Interessante o livro, quase um diário de viagem, "Transiberiana - Uma viagem de trem pelo mundo soviético (e por outros países que não me deixaram entrar)" - Zizo Asniz - Editora Belas Letras.

Roteiro seguido: Bielorrússia, Moldávia, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Mongólia, China ...

Para os poucos que estão chegando agora, a Transiberiana não é uma ferrovia única. Possui variações de percurso, que podem terminar na China, em Pequim, pela Transmanchuriana, ou seguir para a Mongólia para depois terminar na China, pela Transmongoliana. Mas tudo definitivamente Transberiana.

Com 9 289 km, abrangendo oito fusos horários e levando vários dias para realizar uma viagem completa, é o terceiro mais longo serviço contínuo do mundo, depois dos serviços das linhas Moscou-Pyongyang (10.267 kms) e Donetsk-Vladivostok, ambos os quais também partilham a ferrovia Transiberiana em muitas das suas rotas.

O viajante Zizo Asniz, parte de Moscou, depois de um dia, chega em Perm, onde visita o Gulag Perm-36 (campo de trabalho forçado). Tentou entrar no Cazaquistão. Conheceu Irkutsk, conhecida (com exagero) como a Paris da Sibéria. Conheceu o maravilhoso Lago Baikal (o mais profundo do mundo - 1.640 mts), passou pela Mongólia e esteve em Dalanzadgad para vagar no deserto de Gobi.

Na China, percorreu 2.300 kms de trem de Gangzhou para Pequim, em apenas 36 horas, com velocidade de 350 km/hora.

É a vida...

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: