Translate

sexta-feira, 31 de março de 2023

GOLPE OU REVOLUÇÃO


 

A história conta:

Na madrugada do dia 31 de março (1964), as forças do general Mourão Filho deixaram Juiz de Fora, sede da IV Região Militar, indo em direção ao Rio de Janeiro sem encontrar resistência.

A IV Divisão de Infantaria, reforçada por dois outros regimentos vindos de Belo Horizonte e São João del-Rei, terminaram por se confraternizar no meio do caminho com as guarnições do I Exército que haviam partido da ex-capital federal com a missão de confrontá-la.

Revolução, até então, sem tiros, feridos ou mortos.

O General Olympio Mourão Filho, que declarou certa vez:  "Em matéria de política sou uma vaca fardada", também escreveu, atuando como um profeta de sucesso:

"Ponha-se" na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso".

Viver é Perigoso

9 comentários:

Anônimo disse...

BRASIL nos últimos 4 anos...

Anônimo disse...

Um Michel de Nostredame ou simplesmente Nostradamus fardado dos nossos tempos? Principalmente depois dos anos 2.000.

Anônimo disse...

Brasil nos últimos 522 anos

Aldo disse...

Tentei um comentário. Não deu porque ultrapassei em muito o numero de palavras, mas, resumindo, o saldo do militarismo foi muito positivo. Tivemos melhorias grandes nas comunicações, transporte, energia, educação, saúde, em tudo. Houve uma ditadura, sim, mas necessária, para que não tivéssemos outra ainda mais cruenta, de esquerda. Hoje, que as mesmas pragas do passado estão aí, não com o comunismo, mas com o crime organizado, ainda usando idéias da China, como do passado, somadas às aberreações da teologia da libertação, sendo que alguns padres mentecaptos já estão colocando suas cabecinhas de fora, sendo que serão as primeiras vitimas do sistema que está sendo implantado. Hoje a cúpula militar é podre, covarde, traidora, um nojo, mas na época, mesmo errando muito, tínhamos patriotas.

Edson Riera disse...

Aldo
Mande sua postagem completa por outro meio, que será publicada. Concordo que em 64, é eu vivi isso, não tínhamos outra alternativa. O País estava perdido. A violenta ditadura aconteceu em novembro de 1968, com o famigerado AI-5. Concordo que a cúpula militar era mais preparada. Você
, eu e quase todos sabemos que a disciplina é hierarquia são fundamentais no meio militar. A partir do momento que assumiu o comanda das forças Armadas, um capitão expulso por indisciplina, só podia dar no que deu. Milhares de colegas nomeados para cargos que exigiam capacidade. Veja o desastre Pazzuelo. Os militares, a maioria, não aceitaram o golpe proposto e cumpriram a constituição. O Sr. Jair será responsabilizado pela história por viabilizar a volta do Lula. 10 milhões de petistas votaram no Lula. 50 milhões votaram para afastar o Jair. Despreparado, oportunista religioso e instigador do ódio. Ah..
.e fujão.
Abraço Amigo
Zezinho

Anônimo disse...

Muito bom camarada...
Vc é o cara...
Não fale do L....
Ele é o cara número 1.

Anônimo disse...

Cap Aldo.
Parabéns.
Minhas continências.
Os patriotas verdadeiros continuam firmes.
Não é fácil lidar com uma seita.
O Brasil está doente.
Os melancias esculhambaram mas ainda vamos sobreviver.
É a vida....

Anônimo disse...

-Revendo o período militar. Castelo ok estadista. Costa e Silva tão perdido que teve que endurecer com o AI5. Junta Militar sem comentários. Pedro Aleixo que o diga. Medici um pais de mentiras e de pezinhos de barro na economia. Ufanismo do ame-o ou deixe-o lembram? Geisel mais ou menos. Política de substituição de importações desastrosa que fechou o país para o mundo. Figueiredo o desastre conhecido com Delfim e Cia. O episódio dele saindo pela porta dos fundos do palácio foi igual ao Jair fugindo pros EEUU.
-Pragas do passado
Eu tento ver algo fora das bolhas. Lulopetismo no geral não me agrada. Muito menos a corrupção que eles trouxeram. Mas não consigo enxergar o quadro pintado pelo comentarista Aldo, não mais baseado no comunismo como sempre foi, afinal a URSS se foi e o Muro caiu. Agora mudou para o crime organizado/teoria da libertação.(ainda existe isso?) Cabe a pergunta: historicamente o que realmente aconteceu com o Brasil nas teses levantadas nos 14 anos que tiveram no poder?
- Quanto ao Jair nem precisaria comentar. Jogou uma possível e bem vinda presença democrática da direita no poder na lata do lixo com seu despreparo. Mercado-Lógico

Anônimo disse...

O Brasil vai ter q conviver com o esquerdismo, os esquerdopatas, é seita, é doença, tudo programado quando não se tem a "educação " .
Fazer o que...quem sabe o tempo DEPURE um dia e nos transformamos numa NAÇÃO.
O POVO tem muito q aprender.
No mais , nestes tempos de agora faz um L, pelo menos o gostinho e o sonho de novos tempos foi plantado..quem sabe nasça no coração de gente do bem....