Translate

sexta-feira, 24 de março de 2023

ESTRESSE DE SEXTA FEIRA



As ações do Deutsche Bank fecharam em queda forte na Bolsa de Frankfurt na sessão desta sexta-feira (24), após uma alta no custo de seguro dos títulos da instituição contra risco de inadimplência. Isso em meio a preocupações sobre a estabilidade dos bancos europeus persistindo. Os ativos fecharam com queda de 8,53%, a 8,54 euros, em baixa expressiva, apesar de se distanciarem das mínimas do dia.

As ações do banco caíram pelo terceiro dia seguido e já perderam cerca de um quinto de seu valor até o momento neste mês e derrubam outros bancos europeus por receios no setor.

O Deutsche liderou as amplas quedas das ações dos principais bancos europeus na sexta-feira, com Commerzbank (-5.45%), Credit Suisse (-5,19%), Societe Generale (-6,13%) e UBS (-3,55%) também fechando em forte baixa.

Blog: Socorro Mercado Lógico !

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Crise no sistema bancário mundial. Não é muito simples, mas vamos ao quadro mais geral. Evidente que no sistema bancário os agentes estão vamos dizer assim "quebrados" antecipadamente. Bancos guardam entre 10 a 15% dos depósitos para atender os clientes. O resto é aplicado no mercado financeiro, financiamentos a pessoas e empresas e operações interbancárias. Parte depositada nos BCs nos depósitos compulsórios. Nada disponível em moeda corrente rapidamente. Evidente que se todos os clientes correrem ao banco de uma só vez para sacarem o banco vai "quebrar". Então quase sempre é uma questão de percepção do público,agentes de mercado e analistas. Uma das primeira percepções é a queda das ações em bolsa conforme relatado e acontecido de novo ontem. Lógico que maus negócios, balanços e opiniões de especialistas levam a percepções. No momento seria o caso dos bancos americanos (Silicon Valley Bank, Signatura Bank) e do suíço ( Credit Suisse). Governos e autoridades monetárias têm mecanismos para socorrer evitando o que se chama de contágio e crise sistêmica.
A origem da crise mundial de crédito é o aperto monetário dos Bancos Centrais através dos juros para conter uma inflação planetária que tem origem nos estímulos muito fartos dados por todos os governos durante e depois da pandemia. Muito dinheiro foi jogado na praça. Pagamos o preço agora. Espero ter colaborado. Abraço e a disposição. Mercado-Lógico