Translate

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

UMA DOR QUE NUNCA ACABA



Tomou o barco no último dia 17, a Sra. Amália Lucy Geisel. Estava com 78 anos e era filha do General e ex-presidente da República, Ernesto Geisel.

Geisel, um homem sério, que por um lado fez um governo desenvolvimentista, por outro lado não deixou saudade face ao arroxo político e pelos absurdos ocorridos nos porões da ditadura.

Gaúcho e filho de imigrantes luteranos, ficou definitivamente fechado após uma tragédia acontecida no dia 28 de março de 1957 em Osasco, onde comandava o quartel de Quitauna.

Seu filho Orlando, de 16 anos de idade, indo, de bicicleta, para uma quadra de esportes, foi apanhado por uma composição, na linha de trem, vindo a tomar o barco de imediato. Ninguém presenciou o acidente. O então Coronel Geisel foi avisado por um amigo.

Geisel recusou-se a permanecer no posto, voltando para o Rio de Janeiro, fechando-se por completo. O bloqueio erguido em torno da tragédia foi tão grande que, por muitos anos, a família evitava mencionar o nome de Orlando na presença do pai.

Se fechou por completo. Ernesto Geisel confessou a um amigo: “É uma dor que não acaba”. O General tomou o barco em 1996.

Amália Lucy Geisel, única filha viva do casal Ernesto e Lucy Geisel, teve momentos de fama em 1974, quando Julinho da Adelaide compôs "Jorge Maravilha" onde um verso dizia que "você não gosta de mim, mas a sua filha gosta". Lembrando, que o compositor Julinho era um pseudônimo usado pelo Chico Buarque para fugir da censura.

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Já não temos generais e nem políticos e nem homens de verdade...como antigamente.
É a vida...q geração é esta? E esta piorando....
Valores, ética, respeito e etc, tudo pro saco...

Anônimo disse...

Como dizem, em tempos de notoriedade exacerbada de filhos de presidente, Amália foi um renitente ponto fora da curva assim com Georgiana e Fabiana filhas do ex presidente Itamar Franco

Anônimo disse...

Sobre a morte ela é muito mais chocante e dolorosa a inversão da lógica. Filhos tomarem barco antes dos pais.

Anônimo disse...

Esta teve uma vida boa.
Como filha de general ficou com a gorda pensão ...
Mamata que é concedida só para a "casta" privilegiada de militares, enquanto a maioria da população foi submetitafa à reforma da. Previdência que população os milicos e suas fininhas doadoras.