Translate

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

FIGURINHAS JAIR 2022

 

A prefeitura de San Salvatore Monferrato, no Piemonte, cidade no norte da Itália, criou um álbum de figurinhas que virou uma sensação entre os moradores: é que as cerca de 600 imagens colecionáveis são...dos moradores da cidade.

"O objetivo foi o de fortalecer as relações entre os habitantes, manter o tecido social ativo e preservar a memória coletiva", disse o prefeito, Corrado Tagliabue.

Em muitas cidades italianas, os álbuns de figurinhas são uma tradição, mas sempre com imagens de jogadores de futebol de times locais. Ninguém havia pensado em colocar a foto do padeiro, do salameiro, do presidente de uma associação de voluntariado, etc.

Desde que foi lançado, em março deste ano, procurar a própria figurinha ou a de um amigo ou conhecido virou mania na cidade.

Na primeira edição, foram impressos 700 álbuns e 75 mil figurinhas. Nos próximos dias será iniciada a sétima impressão, com tiragem de 200 mil novas figurinhas. Cada envelope com cinco retratos custa 3 euros.

Todas as fotografias foram feitas por dois vereadores, que ficaram responsáveis inclusive pelo agendamento das sessões de foto e pelo recolhimento das autorizações para o uso de imagem de crianças e adolescentes.

Sem anúncios publicitários, a iniciativa foi financiada pela prefeitura e o dinheiro arrecadado foi revertido para associações esportivas e de voluntariado locais.

Enquanto isso, ontem, completei com nomes, o meu álbum de jairzistas apaixonados. São 10 páginas, com onze apaixonados cada. Na primeira página são as de moradores da Boa Vista, é claro. Tem a páginas de médicos (quase todos favoráveis ao tratamento precoce), tem a seleção de 11 professores, duas páginas das, carinhosamente chamadas de "tias do zap", página de políticos locais, duas páginas com colegas da Escola de Engenharia, uma página de parentes próximos. Tem a página de religiosos locais e  a última, time de empresários locais.

Adianto, que comecei a pedir autorização (está difícil) dos selecionados para publicar a lista.

Viver é Perigoso 

3 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro fez um governo sofrível.
Mais que pandemia e guerra, ele foi a crise.
Nunca entendeu que o presidente é lider de todos. Inclusive de quem nao votou nele.
Vai tarde (pra mim), mas precocemente para um presidente.
Primeiro a nao ser reeleito.
Rejeitado.
Estaria eu preocupado?
Nunca!
Não sou coveiro.

Anônimo disse...

boa parte desses apaixonados
devem estar reticentes
a entrar no álbum por causa
das manifestações e bloqueios
dos últimos dias.
diria meio envergonhados
com os comportamentos dos colegas
mas principalmente do jair enclausurado.
saber perder é um dom.

Anônimo disse...

Quando o Jair ganhou em 2018 eu falei: f*deu!
Quando o Lula ganhou em 30 de outubro eu falei f*deu de vez!
Então o resumo da ópera é: Dê no que der, estamos f*didos. O país não tem nenhuma liderança decente para comandá-lo. Está tudo carcomido pela corrupção, pelos interesses escusos e pela imoralidade de pessoas que tomaram conta dos três poderes desde, aproximadamente, o ano de 1500. Faz pouco tempo.