Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

CANTINHO DA SALA

Marc Chagall - O Pai (1911)

Na última terça-feira, 15, o quadro "O Pai", obra de Marc Chagall, foi vendido em um leilão em Nova York por 7,4 milhões de dólares (ou R$39,4 milhões). 

‘O Pai’, de 1911, foi roubado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. A obra pertencia a David Cender, que a adquiriu em 1928.

Cender, judeu de origem polonesa teve seus bens confiscados antes de ser enviado para o gueto de Lodz. Pouco depois foi deportado para Auschwitz junto de sua esposa e sua filha, porém, só ele sobreviveu. 

Em 1958, Cender se mudou para a França, onde permaneceu até sua morte, em 1966. Àquela época, o quadro ainda não havia sido devolvido.

Segundo consta, a obra foi adquirida pelo próprio Chagall (tomou o barco em 1985).

Com isso, ‘O Pai’ passou a fazer parte do acervo de coleções nacionais, em 1988, até ser destinado ao Centro Pompidou e depois levado ao Museu de Arte e História do Judaísmo de Paris.

No início deste ano (2022), o Parlamento da França aprovou uma lei para restituir os herdeiros de 15 obras de famílias judaicas saqueadas pelos nazistas. 

Com a devolução, os herdeiros de David Cender optaram por leiloar a obra, o que é uma prática comum "quando uma obra é restituída muito tempo depois porque são vários herdeiros e a obra não pode ser dividida".

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: