Translate

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

GENTE DE BEM


Eu vim lá  muito longe

Deixei a minha aldeia lá

Brincando de esconde-esconde

Encontrei Itajubá

Dona Zulmira

Elias Athanásio Sarlas, simplesmento "O Grego), homem de bem, que deixou marcada a sua existência em Itajubá e na Boa Vista, é claro.

Na foto, o Sr. Elias, tem a sua direita, a esposa, Dona Zulmira Correia de Campos Sarlas (portuguesa com certeza). São Pais, dos grandes amigos, Athanásio, Constantino (Caty) e Sócrates, que com lamentável antecedência, tomaram o barco. Entre nós estão as filhas, Moças Bonitas, Marina e Fátima.

As outras duas moças da foto, são irmãs da Dona Zulmira. Sentada é Beatriz, que morava em Pouso Alegre e à esquerda, Dona Laura, mãe do Waltinho e Elpídio.

O Sr.Elias, nasceu em Atenas, na Grécia, em 1908. Chegou ao Brasil com 20 anos de idade. Trabalhou em Santos e em São Paulo, onde aprendeu com conterrâneos o ofício de ladrilheiros e fabricante de peças de cimento e claro, aprendeu a língua portuguesa.

Apto na arte e técnica que aprendera muito bem, e já falando nosso idioma, veio para Minas Gerais, tomando-se o gerente da filial da mesma fábrica, instalada em Pouso Alegre.

Dona Zulmira e Sr. Elias, casaram-se em Pouso Alegre em 1936. Em 1943 vieram para Itajubá, onde o Sr. Elias, montou na Rua Dna. Maria Carneiro, fábrica de ladrilhos, azulejos, balaústres artísticos, caixas d'água, tanques, pias, vasos, jardineiras, pisos, bancos para jardins e praças, cantoneiras, conjuntos para banheiros, etc. Chamava-se Fábrica de Ladrilhos e Azulejos Santa Marina.

Tive a honra de conviver muito próximo da família Sarlas. O Senhor Elias foi um professor de vida. Dona Zulmira, que se tornou uma grande poeta, cumpriu promessa (acendendo velas na Igreja São José) para que conseguisse ser aprovado no vestibular da Escola de Engenharia (1968). Foi um milagre.

Os filhos Athanásio, Cati e Sócrates, marcaram época no futebol itajubense e atuando pelo nosso Vasquinho, também conhecido como "O Lobo da Boa Vista". Amigos e irmãos.

O Sr. Elias, tomou o barco em 1982. Estava com 74 anos.

Viver é Perigoso


Nenhum comentário: