Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

EDUCAÇÃO


O presidente Jair, em entrevista ao Claudio Dantas Talks, ontem, quarta-feira (19), se queixou de que as universidades brasileiras estão “muito politizadas” e afirmou que o produto que elas entregam está aquém dos investimentos feitos pelo governo.

Admitiu o Sr. Jair, que em termos de Educação, já está no quinto ministro (Weintraub, Decotelli, Milton Ribeiro, Vélez Rodrigues e Victor Godoy), que não seguiu a lista tríplice para nomeação de reitores (votada e enviada pelas comunidades), por ideologia.

"Nós queremos, sim, potencializar universidades voltadas para isso, em pesquisa, desenvolvimento, voltada para ciências exatas. Essa é nossa intenção e já vem sendo trabalhada. O que nós gostaríamos de fazer no tocante às universidades? Quem manda são os reitores. E, quando chega a lista tríplice para mim os três, por exemplo, são filiados ao PC do B, ou dois do PC do B, ou ao PSOL e outro ao PT. Ou seja, estão muito politizadas“. As universidades têm que estar voltadas para os ‘finalmentes’ que são formar um bom patrão, um bom empregado, um bom liberal. A USP, no ranking agora, é a melhor universidade brasileira —está em 201º entre 250. Nó investimos em universidades e o produto delas não está sendo, no meu entender, o melhor na ponta da linha“.

Registrando, em 1989, foi criada a Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, que congrega mais de 60 universidades federais, dois CEFETs e dois IFETs.

O governo Jair, em cerimônia realizada (3/2/2022) no gabinete do ministro da educação Milton Ribeiro (sim, ele mesmo), criou a dissidente Afebras - Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil, congregando seis (a confirmar) Universidades: Unifei, Ufersa, UFC, Univasp, UFVJM e UFRA.

Blog: Sinceramente ? não é por aí. As Universidades formam homens, cidadãos e condutores do País. Passei 5 anos na Nossa Escola (ainda no prédio central). Entrei em janeiro de 1969, com o famigerado AI-5 recém publicado. De 69 a 1973, os anos mais duros da ditadura. Questões censuradas eram discutidas nas madrugadas. Jovens rebeldes, conscientes e participantes. Período extraordinário que nos formou para a vida. Um pouco mais do que números. Sobrevivemos.

Viver é Perigoso

8 comentários:

Aldo 2- Consultorio disse...

as universidades estão meio problemáticas, não? Pode olhar pelos alunos bichos-grilo. Em minha época nem entraria na sala de aulas. E os professores doutrinando. Todos de esquerda. Quando se aposentam montam sua firma, seu negócio e hei vieram de direita.

Edson Riera disse...

Aldo,

Quem não foi de esquerda quando jovem, era uma anta. Quem é de esquerda quando velho, é um aloprado.
Fui, como você, de esquerda. Foi foi preso pelo exército por emitir uma opinião sincera e correta. Eu fui preso (com amigos) pela polícia civil por uma farrinha de jovens. Eram tempos duros. Eramos apaixonados por filmes cults censurados, por livros que passavam escondidos de mão em mão. Gostávamos de músicas de protesto e com o tempo, prevaleceram em nós, os princípios, a educação recebida em casa. Pode ter certeza, o nosso espírito inquieto e contestador veio dos bancos das Faculdades. Fui fichado no batalhão por terem dedado a existência de um mini-post do Ho Chi Minh (vietnã do norte). Eu que fui Cb 257 do pelotão Tigres da Mantiqueira. É a vida. Sobrevivemos, Caro Aldo. Não tenho medo de comunistas. Temo sim, fascistas.

Zelador

Edson Riera disse...


Aldo,

Lembrando, Ho Chi Minh, para nós na época, Tio Ho, expulsou da sua terra, do seu País, os franceses e os americanos. Ah ! ele sim, era comunista.

Zelador

Edson Riera disse...

Aldo

Não sou contra o Lula pela roupa vermelha e ter amigos comunistas. Sou contra e veementemente, pela corrupção desenfreada que assolou o governo petista. E claro, por ele ter indicado e ser patrono da eleição da Dilma, que hoje, ele próprio admite, não tinha condições.

Sou contra o Lula por ele ter trazido à tona e viabilizou um político profissional sem qualidades como o Jair, indutor do ódio nacional (votei nele como o menos ruim).

Da mesma forma sou contra o Jair, por proporcionar (pela sua ruindade) a volta do Lula.

Com qualquer um dos dois seguiremos com dois (ou mais) brazis. A desgraça é tanta, que deveremos ter habitantes do País torcendo contra a seleção pela cor da camisa.

Zelador

Anônimo disse...

Os universitários de hoje querem saber de cachaça, sexo e música ruim. Aprender? Deixa pra depois que pegar o diploma, quando conseguir um emprego. Chegam do ensino médio, analfabetos funcionais, sem os conhecimentos rudimentares de matemática, português, história e geografia, etc… A política educacional brasileira, há décadas, vem se dedicando a transformar os universitários em massa de manobra, que se informa pelas redes sociais, sem conhecer contraditório, ou se preocupar em entender os fatos. Nos próximos anos, o mercado estará na mão de idiotas. Vide as repúblicas estudantis de Itajubá, para conferir. Uma breve pesquisa demonstrará que estão mais interessados em festas regradas a bebidas alcoólicas do que em ações sociais.

Anônimo disse...

Aí, Zelador: Esse é o futuro que nossa geração construiu:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513

Anônimo disse...

A questão passou ao largo de muitos governos praticamente sem medidas estruturais de longo prazo. No atual então nem se fala pois só se preocuparam com a ideologização conforme depoimento presidencial. Volta a tona a questão dos diagnósticos errados. Quanto a reportagem da BBC é um alerta feito por instituições e técnicos respeitáveis. Duvido que no atual momento seja lida e compreendida pelas pessoas nos cargos de comando. Ciências e pesquisas foram deixadas de lado como vimos na pandemia.Um alento sobre educação vendo sendo dado pelos números da taxa de natalidade brasileira. Ela vem caindo e daqui a alguns anos as verbas per capta do setor seriam muito grandes em relação ao universo de crianças e jovens. Só teremos que cuidar da corrupção e do planejamento correto. Quanto aos jovens e suas repúblicas não generalizaria. Estranho falar em bichos grilos pois me parece afirmação preconceituosa. Remete aos tempos da ditadura ("no meu tempo") onde até o cabelo tinha que estar bem cortado para ingresso em colégios estaduais. Observador de Cena

Anônimo disse...

A confirmação de um pensamento "Inúteis alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel. "Ser rico e não ter noção, são uns coitadinhos, é o filme 'Tropa de Elite'. Sabe o que aconteceu? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadistas, aqueles riquinhos ajudando pobre, se deram mal, queimaram vivos dentro de pneus. Queimaram vivo dentro de pneus! E é isso que esses estudantes alienados filhos de papai que tem grana merecem!". Deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) um dos mais ferrenhos bolsonarista. Essa turma quer o poder? Ave Maria