Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2022

CORONEL ESTEVÃO



Estevão Ramos da Silva, simplesmente o Coronel Estevão. Cidadão manso e meio desregulado que circulava pelo centro de Itajubá. Recebia um tratamento respeitoso e até carinhoso da população.

Tinha como característica marcante, a quantidade de "medalhas" que trazia fixadas no paletó. Tampinhas de cerveja e outras do tipo. Nas conversas, "revelava" que era proprietário do Batalhão, do Banco Itajubá, da Fabrica de Tecidos Codorna e outros bens.

Tomou o barco no dia 16/7/1962, tendo um dos féretros mais concorridos da cidade.

Pitoresco o fato ocorrido, numa ocasião em que a prefeitura da cidade havia suspendido o serviço da carrocinha, que recolhia os cães soltos pelas ruas. Os cães de antigamente não eram educados como os de hoje. Latiam, avançavam sobre os passantes e corriam atrás de carros e bicicletas.

Por outro lado, para completar o cenário, o mesmo prefeito (possivelmente era ano eleitoral) mandou rejuntar o calçamento de pedras irregulares existentes na Praça da Estação Ferroviária.

Um belo dia, passando por lá o conhecido e popular Cel Estevão foi abordado de forma ameaçadora por um cão vira-lata. Ao recuar assustado, tropeçou e caiu sentado na calçada. De imediato buscou armar-se e revidar da ameaça, buscando alguma pedra de rua. Debalde. As pedras, como registrado anteriormente, estavam fixas.

Foi quando o conhecido personagem, Coronel Estevão, gritou em alto e bom som:

- Prefeito desgraçado, que solta os cachorros e prende as pedras !

(citado no livro gostoso de ler, "O Anônimo na Veneziana", escrito pelos amigos itajubenses, Cláudio Vander Velden e pelo Dr. Assis.).

Tudo para identificar os "coronéis estevão" de hoje, com medalhas significativas no peito.

Poderiam dizer sobre suas comendas: 

Esta foi recebida por ocasião da minha suspensão por 7 dias do Face. Publiquei a foto de uma mulher pelada. Está outra aqui foi afastamento por 30 dias, por falar que um ministro do STF era ladrão. Essa aqui, de ouro, por um post da família de um político, insinuando certas opções. Ah ! essa outra, no centro do peito é o meu orgulho. Fui expurgado do Face por acharem que eu teria ofendido o Papa.

Ah! continuo lá, mas com outra identidade.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: