Translate

terça-feira, 20 de setembro de 2022

TOMOU O BARCO

Tomou o barco no último dia 14/9, Irini Lelekou, Atriz e cantora grega nascida em 1926, região do Peloponeso. Em 1943 ela se casou com o ator e escritor Alkis Papas, de quem adotou o sobrenome artístico.

Irene atuou em mais de setenta filmes numa carreira de mais de cinquenta anos. Seus mais célebres trabalhos foram as películas ''Antígona'', ''Zorba, o Grego'' e ''Elektra'', do diretor Michael Cacoyannis, e ''Z'', de Costa-Gavras. 

Em 1967, teve início a ditadura militar na Grécia, que a atriz não aceitou, razão por que partiu primeiro para Itália e depois para Nova Iorque. Durante o exílio, em Roma e em Hollywood, colaborou com realizadores como Franco Zeffirelli, Franco Rossi e Costas Gavras.

Em Portugal, chegou chegou a fazer teatro, além de ter colaborado pontualmente com Manoel de Oliveira em títulos como Inquietude (1997) e Um Filme Falado (2003), este último o filme que marcou a sua despedida das telas.

Após a queda da junta militar em 1974 pôde regressar ao seu país, e em 1995 foi condecorada com a insígnia da Ordem da Fénix, que lhe foi atribuída pelo então Presidente da República, Konstantinos Stephanopoulos.

A atriz, que sofria de Alzheimer, tomou o barco na Grécia aos 96 anos de idade. 

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: