Translate

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

PERDÃO DA RAINHA



Um dos raros poderes de verdade que um monarca britânico tem é o perdão real. Usam muito raramente, mas, em essência, quem recebe o perdão tem sua sentença comutada. Em seu longo reinado, 70 anos e muitos meses, Elizabeth II o usou apenas três vezes. A pena de dois detentos em Gales foi reduzida depois de salvarem um funcionário da penitenciária que havia sido atacado por um javali. A terceira pessoa perdoada por todos os seus crimes foi Alan Turing, o homem sem o qual o computador não existiria.

Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico (Paddington), pioneiro da computação e considerado o pai da ciência computacional e da inteligência artificial.

Estudou na tradicional Escola Sherbourne. Desde cedo demonstrou interesse pelas ciências e pela lógica. Com 15 anos já resolvia problemas matemáticos complexos, sem ainda ter estudado cálculo. 

Com 16 anos descobriu-se homossexual. 

Em 1931 Turing graduou-se em Matemática com honras, pela Universidade de Cambridge.

Depois de formado, empreendeu estudos para criar uma máquina automatizada, que materializasse a lógica humana e solucionasse qualquer cálculo representado no formato de um algoritmo, que seriam exibidos no formato de instruções a serem processadas de forma mecânica, dentro da própria máquina. A “Máquina de Turing” se tornou um protótipo dos computadores modernos. Trabalhou como funcionário do Governmente Code and Cypher School e entre 1940 e 1941, e desenvolveu uma máquina capaz de decifrar o “Enigma”, código utilizado pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois da guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido onde pesquisou e trabalhou no projeto para o programa de armazenamento de dados, o ACE. Criou o Manchester 1, o primeiro computador com as diretrizes parecidas com as de hoje. Interessou-se também por química, quando passou um período trabalhando nos laboratórios da Bell, nos Estados Unidos.

Em 1952, Alan Turing enfrentou um processo criminal e foi condenado, pois na época, na Inglaterra, o homossexualidade era considerado crime. 

Com seu prestígio relegado, Alan Turing tomou o barco, comenta-se que por iniciativa própria, aos 41 anos (1954) por intoxicação de cianeto.

Uma campanha de perdão ao matemático começou na internet, exigindo um pedido póstumo por parte do governo britânico. Em 2009, o então primeiro-ministro inglês Gordon Brown, se desculpou em nome do governo, e no dia 24 de dezembro de 2013, Turing foi perdoado postumamente da condenação por prática homossexual, pela rainha Elizabeth II. (Net)

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

The Imitation Game: O Jogo da Imitação) Filme muito bom sobre o matemático,sua equipe durante a 2ª grande guerra, final de sua vida . Cena chocante, decifram uma mensagem dizendo que um comboio inglês vai ser atacado por submarino nazista. Um tripulante de um dos navios ingleses é irmão de um membro da equipe. Alertar sobre o ataque e expor que tinham decifrado o código nazista?
13 indicações para o Oscar 2015. Venceu 1 - Melhor Roteiro Adaptado
Se não viu recomendo vale a pena.
Forte abraço.
Amigo Cinéfilo

Edson Riera disse...

Amigo cinéfilo
Grato. Vou procurar.
Abraço
Zelador.
Obs: publique mais sobre filmes.

Anônimo disse...

Eu já vi esse filme, também recomendo.

Wartao disse...

Eu já vi esse filme e também recomendo