Translate

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

ESQUERDA OU DA DIREITA ?



"Aprendi que em qualquer lugar do mundo a torneira da esquerda é a de água quente."

José Hamilton Ribeiro

Esquerda ou direita ? Sempre ouvimos esse questionamento. 

Quando rapaz, dizia ou diziam  que eu era de esquerda e eu gostava e confirmava, mesmo não sabendo a razão. Tenho passado a vida sendo tratado de meia-esquerda. Aceito. Para mim soa mal e não apreciaria, caso fosse rotulado de direita. Nunca aconteceu.

A expressão (direira/esquerda), como todos sabem, foi criada a partir da revolução francesa. 

Tomada a Bastilha, os girondinos (grupo político moderado, chefiado por Jacques Pierre Brissot, constituído pela média burguesia e conservadores e defendiam a monarquia) se reuniam em Conselho, com os Jacobinos (grupo constituído por burgueses vindo do povo. Eram radicais e queriam a instalação da república. 

Como esse grupo (jacobinos) se sentava à esquerda na Assembleia, ficou convencionado no mundo, que um sujeito ou um grupo com essas características ou comportamento seriam chamados de "esquerda".

Curioso: Os jacobinos (esquerda) eram orientados pela frase de Marat "É pela violência que se deve estabelecer a liberdade".  No Brasil de hoje, é a orientação, pelo que tenho entendido, da direita.

O político paulista, Marcio França, se sai bem, afirmando: Quando me perguntam se sou de esquerda ou de direita, eu digo que sou a direita da esquerda. Ou a esquerda da direita.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Naturalmente conversa de político do centrão .
Política a arte da sacanagem kkkkk