Translate

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

ESPIRAL DO SILÊNCIO



Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann. Neste modelo de opinião pública, a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento, da crítica, ou da zombaria.

Preocupada com os efeitos que levaram o eleitorado à mudança na reta final das eleições de 1965 e 1972, na Alemanha, Noelle-Neumann decidiu estudar o que, de fato, ocorria.

Noelle-Neumann descobriu que quando um lado é superestimado, outras pessoas, decididas ou não, são influenciadas a seguir por ele. Consequentemente, quando o outro é subestimado, as pessoas tendem a afastar-se dele.

Para chegar a tal conclusão, ela utilizou alguns instrumentos para medir o Clima de Opinião. Segundo ela, são necessárias questões que possam mensurar a tendência de as pessoas falarem ou de manterem-se em silêncio quando submetidas a ideias diversas daquelas que elas apoiam.

Com a proximidade das eleições e em meio a um pleito fortemente polarizado, um tema em particular vem despertando interesse de especialistas e da imprensa: o voto nos candidatos mais bem cotados à presidência - Jair e Luiz Inácio - poderia estar subnotificado?

Alguns passaram a descrever esse fenômeno como "voto envergonhado" ou até "amedrontado", ou seja, eleitores deixariam de expressar sua preferência quando questionados em sondagens eleitorais.

Não se sabe se está acontecendo agora.

Viver é Perigoso

6 comentários:

Anônimo disse...

Uma coisa se sabe.
Do lado do Jair estão desesperadamente tentando agora desqualificar as pesquisas até aqui desfavoráveis.
Já deviam saber que não vai dar certo.
Pois é mais um negacionismo.
Que não deu certo na condução da pandemia; não deu certo nas contestações as vacinas; não deu certo em contestar o desmatamento; não deu certo em contestar que radares nas rodovias reduzem mortes; não deu certo dizer que o Supremo não o deixa governar; não deu certo em dizer que acabou a corrupção; não deu certo a tentativa de desqualificar as urnas eletrônicas e a justiça eleitoral; não deu certo negar a agressão russa; que não deu certo em atacar diversidade de gênero;.....
Sabem por que?
Simples, por que como os fatos mostram partem premissas erradas,negativas.
E insistem e continuam defendendo os erros.
Observador de Cena

Anônimo disse...

Esqueci da mais importante, negação de que existem milhões passando fome. O estômago vazio não mente.

Anônimo disse...

Será q os milhões de desempregados, os valores no lixo, a corrupção, os ladrões, a bandalheira, a cadeia, os crimes, e etc não significam mais nada na cabeça deste povo???
Se é assim "tamu fu" mesmo.
É só entregar pro capeta.
E vamu q vamu.
Pobre PAÍS.

Anônimo disse...

Observando q o Brasil sempre foi este, deste jeito e piorou muito e vai piorar quando realmente for consolidado o sistema esquerdopata implantado tempos atrás em todos os seguimentos.
Já abocanhou uma grande parte da população inocente cresce como câncer desenfreado.
A América Latina com
a adesão do brasil neste sistema doentio realmente será de muito sofrimento.Quem viver verá.

Só posso sentir nojo dos que aplaudem e torcem para este caus, fazer o que?

A "ingnorancia"...

Anônimo disse...

Interessante. Não se confronta o que foi postado. Parte-se para falar que a culpa é do povo , esquerdopatas, nojo etc.. Lembrem-se se o líder dessa direita perder o erro será dele, de mais ninguém. Jogou fora uma oportunidade de acabar com essa esquerda. Oportunidade de ouro colocada no seu colo por + de 58 milhões de votos. FHC foi reeleito, Lula foi reeleito, até a Dilma foi reeleita.

Anônimo disse...

Ué... já teve eleição?