Translate

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

MATA !

 

Morreu hoje (17) em Brasília o Sr. Sebastião Rodrigues de Moura, mais conhecido como Major Curió. Mineiro de São Sebastião do Paraíso, estava com 84 anos.

O Major Curió, foi um dos militares responsáveis pela repressão à Guerrilha do Araguaia. É ex-oficial do Centro de Informações do Exército (CIE) e ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI).

O próprio Curió realizou uma detalhada documentação da ação das Forças Armadas na repressão à Guerrilha do Araguaia. Em 2009, o coronel abriu parte de seus arquivos pessoais ao jornal Estado de S. Paulo e afirmou que o Exército executou 41 militantes. “Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas.

Tristemente lembrando, os irmãos Lúcio e Jaime Petit, da Nossa Escola de Engenharia e a irmãs deles, Maria Lúcia, foram assassinados no Araguaia.

Em setembro de 2012, ganhei e li o livro "Mata" - Leonencio Nossa - Cia das Letras - 443as. A partir de um perfil biográfico do Major Curió, conta a sua trajetória em forma de reportagem, pesquisa antropológica e reflexão política. 

Depois de muitos anos, em entrevista, o Major declarou:

"Queria ser militar porque queria defender a pátria, achava bonito. Alguns guerrilheiros tinham os mesmos ideais que nós. Mas nossos caminhos eram diferentes. Eu achava que o meu caminho era o correto. Eles achavam que o deles era o correto. Não eram bandidos, eram jovens idealistas”.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: