Translate

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Ao longo dos últimos 60 anos, não me lembro de estar distante de um livro. Sempre lendo ou relendo. Muitos recebidos como presentes, outros emprestados por amigos e professores, uns tantos lidos em bibliotecas. Se tornaram meus companheiros em viagens de ônibus, em aviões, metrôs, nos intervalos do trabalho, em salas de espera e até mesmo num cantinho da sala ou na cama antes de dormir.

Após ler o maravilhoso "O infinito em um junco: a invenção dos livros no mundo antigo" - 496 páginas da espanhola Irene Vallejo, pela Editora Intrínseca, posso dizer que conheço um pouco mais sobre esses amigos inseparáveis.

"O Infinito em um Junco" conta a história dos livros desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. Uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que tornaram o livro possível e o protegeram

Mais do que um ensaio sobre a história do livro, é um tributo ao livre-pensamento e à viagem das ideias, que há milênios reafirmam, sejam marcadas em páginas de juncos, couros, panos, de livros impressos ou, mais recentemente, nos livros digitais, que não estamos dispostos a perder passos na travessia de nossa civilização neste planeta.

Eleito pelo The New York Times, um dos melhores livros do ano.

Maravilha.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

E pensar que foram proibidos de ser publicados no Brasil até 1808. Motivo de nossa maldição.