Translate

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

JUÍZO DONA MICHELLE

 


O Sr. Otto Fritz, veio tentar a vida neste grande País. Desembarcou de um navio cargueiro em Salvador em fevereiro de 1910. Abandonou o posto de auxiliar de cozinheiro de bordo.

Em pleno carnaval baiano, se engraçou com Maria dos Santos, espevitada morena filha de uma famosa despachante (executava serviços de despachos para o bem e para o mal), Didi do Pelourinho.

Juntaram os trapos e se comunicando apenas por gestos corporais (se comunicavam bem), vieram para Minas tentar a vida. A pequena fábrica de linguiças cresceu a olhos vistos. Embutido alemão com tempero baiano. tudo a ver.

Os negócios navegaram em águas calmas até o dia 23 de outubro de 1917, quando cargueiro nacional Macau, foi torpedeado por um submarino alemão U-93, perto da costa da Espanha, e seu comandante feito prisioneiro.

Com a pressão popular contra a Alemanha, no dia 26 de outubro de 1917, o Brasil declarou guerra à aliança germânica. Os bens dos alemães que viviam no país foram confiscados.

Gente trabalhadora que nada tinha a ver com a história, ficou a ver navios. Foi o caso do Otto Fritz e da sua laboriosa companheira Maria.

A vingança familiar veio através da sogra Didi Pelourinho.

Ao tomar conhecimento que a Declaração de Guerra fora assinada pelo Presidente da República, um morador de uma pequena e pacata cidade vizinha  de Salvador, providenciou naquele lugarejo, em local jamais revelado, o enterro de uma cabeça de burro, devidamente preparada.

Pelos acontecimentos, dizem que o "trabalho" ainda não foi desfeito.

Fazer o quê ?

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

a doce michele retratada em 2019
como aquela que poderia contrapor
as loucuras e a má educação do marido.
mais uma exemplo de que o ambiente contamina.