Translate

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

CANTINHO DA SALA

 



Geneviève Laporte, tinha 17 anos em 1944 quando foi escolhida para entrevistar Pablo Picasso, então com 63, para o jornal da sua escola. Ela começou dizendo que não entendia os quadros dele.

Picasso explodiu:

- Entender ? Que bobagem. Desde quando um quadro é uma demonstração matemática ?

Eles desenvolveram uma amizade platônica enquanto discutiam sua arte. Anos depois, quando ela tinha 24 anos, Laporte reencontrou Picasso em seu apartamento e eles começaram um caso em 1951, que durou dois anos.

Em uma entrevista, tempos depois, Genevieve descreveu Picasso como um homem terno, respeitoso, inteligente, tímido - não o abominável boneco de neve que estamos acostumados a ouvir".

Genevieve Laporte, se tornou uma filantropa , documentarista, modelo de artistas, poeta e autora de dezesseis livros. Interessante e difícil de achar o seu livro "Tão Tarde ao Anoitecer" (1973), com relatos da época.

Em 2005, ela leiloou 20 obras de Picasso que lhe foram dadas, muitas delas retratos dela. Com o dinheiro ganho com o leilão, ela criou a Fundação "Genevieve Laporte de Pierrebourg, pour la defense de la nature et des animaux".

Em tempo, Genevieve tomou o barco em 2012.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: