Translate

sexta-feira, 29 de julho de 2022

MEU NOME É ...


Nomes de crianças, quase sempre, são dados (colocados) em homenagem. Antigamente, na época de famílias numerosas, os pais mais modernos tinham mania de colocar nomes iniciando com as mesmas letras. Na minha casa aconteceu com a letra "E", até sentirem a necessidade de homenagear a minha avó materna, Maria Virgínia. Logo após, foi homenageada a vó paterna, Térça (o correto seria Terza).

A Bíblia Sagrada é fonte inspiradora para grande parte dos nomes. São escolhidos e não me lembro de ter deparado na vida com pessoas chamadas Caim, Judas e Nabucodonor e Herodes.

Não são muitas as Rutes (tenho uma boa amiga). Em dos textos mais lindos da Bíblia, Rute diz para a sua sogra Noemi, num momento difícil:

 “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16).

Um dia perguntei para o meu pai sobre a origem (inspiração) para o meu nome. Aparentemente tenho feito de tudo e um pouco mais para desmerecer a homenagem.

Segundo o meu pai, foi por informações que chegaram a eles (pai e mãe) que o inventor americano Thomas Edison, um cidadão que nuca havia mentido na vida. Cancelaram o Thomas e o "i" do Edison.

Como todos sabem, Edison inventou a lâmpada elétrica em 1.879. Durante sua vida registrou 1.033 patentes.

Guardei desde sempre uma de suas frases: 

“O homem que não se decide a cultivar o hábito de pensar, perde o maior prazer da vida.”

Já parou para pensar quem inspirou o seu nome ?

Viver é Perigoso    

2 comentários:

ANSELMO disse...

Ancelmo Pereira Cabral (irmão do Pereira Cabral que dá nome a rua do Clube Itajubense) meu tataravô deu origem a franquia. Depois vieram Francisco Anselmo, que é pai do José Anselmo que é pai do meu Pai e foi casado com Maria Anselmo (claro) Muito anselmo por metro quadrado.
Meu Filho (que chegará em setembro) receberá Theodoro: presente de Deus.

ANSELMO disse...

Errata: Maria Anselmo (ou Maria Anserma) era a Mãe de meu Pai. Minha Avó. Do modo como escrevi, parecia esposa de meu Pai.
De todos os erros de português, a possibilidade de dupla interpretacao é o que mais me irrita.
Abraços, Zelador!!!